Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ do Rio promove a primeira edição do Café com Mediação

    O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) realizou nesta terça-feira (21) a primeira edição do Café com Mediação, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O encontro inaugural, que teve como tema a Política Pública de Mediação, contou com a presença do presidente do Núcleo, desembargador César Cury, além de cerca de 20 mediadores do Rio de Janeiro e de desembargadores do Tribunal. Ao todo, 100 mediadores se inscreveram para participar do evento, que tem capacidade restrita a 25 participantes. César Cury começou o bate-papo destacando a importância da realização de encontros temáticos para aproximar o Nupemec de cerca de 900 mediadores capacitados no Estado, entre estes 300 da capital.

    “Os encontros periódicos, em formato menos formal e mais acolhedor, foram pensados para ampliar o diálogo e intercâmbio de experiências com pequenos grupos de mediadores. Ao contrário do evento anual, a ideia aqui é ter um espaço democrático e participativo para conversas sempre voltadas para construção permanente de uma Política Pública tanto para Mediação Judicial quanto para a Mediação Privada”, explicou o magistrado.

    Durante o Café com Mediação, o desembargador listou as últimas iniciativas do Nupemec para otimizar a solução de conflitos em fase pré-processual. Entre elas, a criação de 32 Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (Cejusc), que buscam por meio de mediação resolver impasses de forma mais ágil e sem causar danos para os entes da família envolvidos; a proposta de Justiça Restaurativa e Mediação Digital nas demandas de consumo, além da criação de cursos de formação em Mediação na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e de polos avançados de solução de conflitos emergenciais em parceria com cursos de Direito de faculdades, a exemplo da Universidade Católica de Petrópolis.

    A advogada e mediadora Vânia Lucia Oliveira Castro, formada pela Emerj, pediu a palavra para lembrar que a mediação apenas será fortalecida e respeitada por advogados à medida que se torne mais conhecida pela sociedade. Os desembargadores Ricardo Cardozo, diretor da Emerj, Gilberto Clóvis e Maria Regina Fonseca Nova Alves, entre outros participantes, estiveram presentes no encontro inaugural.

    ML/AB

    Foto: Brunno Dantas/TJRJ

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-do-rio-promove-a-primeira-edicao-do-cafe-com-mediacao/558020510

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)