Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCMJ participa da Primavera de Museus do IBRAM

    O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCMJ) fará parte da rede de espaços culturais – Museus e Centros Culturais – que vão participar da “11ª Primavera de Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema escolhido para este ano, “Museus e suas Memórias”, será explorado pelo CCMJ com a ocupação dos diversos salões e tribunais do Antigo Palácio da Justiça Rio e Niterói, e com a oferta, em sua agenda cultural, de programas que valorizem os aspectos históricos, patrimonial, e funcional do palácio.

    A programação oferecerá visitas mediadas e apresentação musical. De segunda a sábado, será realizada uma série de sessões da visita mediada pelo Antigo Palácio da Justiça (APJ) Rio e Niterói do seu programa “Da Pedra ao Palácio”, agendadas para grupos e também abertas para público espontâneo. Na terça-feira, dia 19, às 19h, a série “Música no Palácio”, em parceria com a Escola de Música da UFRJ, realizará um concerto que une piano e contrabaixo, com ênfase em composições latino-americanas que vão desde obras do período barroco até o período contemporâneo.

    O programa de visita mediada “Da Pedra ao Palácio”, desenvolvido pelo Educativo do CCMJ, estreou no Antigo Palácio do Rio de Janeiro em março. Dois meses depois, foi a vez de lançar o programa no Antigo Palácio da Justiça de Niterói. A mediação, realizada por arte-educadores, incentiva o visitante a refletir sobre a construção do pensamento do Direito: “da Justiça da pedra à Justiça do Direito”. De espaço a espaço, a pedra é esculpida de maneira coletiva nos jogos e dinâmicas propostos, estimulando a reflexão sobre o significado da Justiça e da sua importância na vida em sociedade.

    A série “Música no Palácio”, inaugurada em 2011, que privilegia a música de câmara, em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais, recebe o duo Masciadri – Frazão, que estreou no Festival de Música de Londrina, em julho de 2003, e desde então vem se apresentando no Brasil e no exterior. Já tocou na Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), no Teatro São Pedro (Porto Alegre) e em salas de música e teatros de Goiânia, Uberlândia, Belo Horizonte, João Pessoa e Curitiba. Realizou, ainda, turnês na Argentina, Itália, Alemanha, Croácia e nos Estados Unidos, sempre com grande êxito de público e de crítica. Em 2004, a dupla gravou o CD Vocalize, com obras de Henrique de Curitiba, Villani-Côrtes, Enrique Granados e Dmitri Shostakovich, entre outros. Dois anos depois, lançou o CD Miniaturas.

    Confira a programação e participe!

    Agenda Cultural do CCMJ na Primavera dos Museus – IBRAM, de 18 a 23 de setembro.

    De 18/09/2017 a 22/05/2017 – das 11h às 15h

    “Da Pedra ao Palácio” – Visita Mediada por arte-educadores

    Antigo Palácio da Justiça Rio

    19/09/2017 - às 19h

    “Música no Palácio” - Concertos de Música de Câmara

    Curadoria: Escola de Música da UFRJ

    Milton Masciadri - Contrabaixo

    Ana Flávia Frazão - Piano

    23/09/2017 - das 16h às 17h

    “Da Pedra ao Palácio” - Visita mediada por arte-educadores

    De 18/09/2017 a 22/05/2017 - das 11h às 16h

    “Da Pedra ao Palácio” - Visita Mediada por arte-educadores

    Antigo Palácio da Justiça Niterói

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccmj-participa-da-primavera-de-museus-do-ibram/500011814

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)