Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prestação jurisdicional é tema de reunião com juízes em Alcântara

    Uma nova rodada de conversa para melhorar o serviço jurisdicional prestado à população aconteceu na tarde dessa sexta-feira, dia 15, no Fórum de Alcântara, onde o corregedor-geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, e os juízes auxiliares da CGJ, Leandro Loyola de Abreu e Leonardo Grandmasson se reuniram com cerca de 20 magistrados dos fóruns de Itaboraí, São Gonçalo e Alcântara, incluindo o juiz dirigente do 2º NUR, Marcio Quintes Gonçalvez, que também compôs a mesa.

    “Reuniões como esta fazem parte da minha rotina desde que assumi a Corregedoria. Gosto de conhecer os juízes e de me apresentar como parceiro para encontrarmos juntos os gargalos que estejam dificultando uma prestação de serviço de qualidade. A Corregedoria está à disposição para orientar e ajudar a todos, mas essa parceria tem mão dupla. É preciso que todos colaborem. As estatísticas não mentem. Acompanhamos a produtividade de todos”, disse o desembargador repetindo que é inadmissível que uma pessoa tenha que esperar anos e anos para ver valer seu direito.

    O corregedor-geral falou sobre a crise que afeta o Rio de Janeiro e lembrou a necessidade de se fazer mais com menos recursos. O desembargador Claudio de Mello Tavares lembrou que o juiz tem que fazer a gestão do cartório, tomar conta de seu gabinete, cobrar um bom trabalho do Responsável pelo Expediente (R.E.) e conversar com os serventuários para que resolvam as dificuldades encontradas no dia a dia:

    “Tudo é questão de diálogo. Alguns magistrados do interior do estado pediram a capacitação de serventuários. Os cursos estão sendo oferecidos no site da Escola de Administração Judiciária (Esaj) e colocamos na Corregedoria um grupo de especialistas para auxiliar servidores que precisem de ajuda. Também estamos dando auxílio remoto às Varas que estão com acervo muito grande. Mas é preciso também que as sentenças sejam um pouco reduzidas para que sejam prolatadas em um tempo razoável. Não podemos reter os processos”, orientou o desembargador ressaltando, mais uma vez, que a principal reclamação da sociedade em relação ao Judiciário é a morosidade.

    O juiz Grandmasson lembrou que os chefes de serventia e seus eventuais substitutos precisam fazer os cursos necessários para que possam exercer esse cargo e ressaltou que eles são oferecidos pela Esaj. O magistrado disse que as fiscalizações estão sendo feitas pela Corregedoria para mapear os problemas e propor soluções.

    Alguns juízes observaram que vários serventuários não fizeram o curso de processamento, o que é necessário já que a grande maioria das Varas é híbrida, ou seja, possuem processos físicos e eletrônicos.

    “Nos processos eletrônicos, temos pastas virtuais que precisam ser controladas. Um bom começo é puxar os relatórios de processos parados há mais de 60 dias. Esse controle é necessário. O gerenciamento de cartório tem que ser diuturno. O que a gente busca é melhorar o serviço, estabelecer uma metodologia possível”, concluiu o juiz Leonardo Grandmasson.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da CGJ/RJ

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prestacao-jurisdicional-e-tema-de-reuniao-com-juizes-em-alcantara/499283360

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)