Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCMJ fará a estreia 'Da Pedra ao Palácio' no Antigo Palácio de Niterói

    O CCMJ (Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário) promove nesta terça-feira, dia 23, o lançamento da visita “Da Pedra ao Palácio”, no Antigo Palácio da Justiça de Niterói. O programa estreou no dia 7 de março no Rio de Janeiro e tornou-se um sucesso entre os visitantes do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio). Agora, a partir desta terça-feira, a população de Niterói poderá participar de visita similar no APJ-Niterói.

    “Bem-vindos ao Antigo Palácio da Justiça de Niterói! É um prazer recebê-los para a nossa visita ‘Da Pedra ao Palácio’.” Com essa saudação, a equipe do CCMJ de Niterói receberá os visitantes que forem ao prédio para conhecer um pouco da sua história e das suas características arquitetônicas.

    Inaugurado em 1919 para abrigar o Tribunal da Relação do antigo Estado do Rio de Janeiro, o palácio foi sede do Tribunal de Justiça (segunda instância) até 1975 e do Fórum da Cidade até 2009. O edifício de estilo eclético com predominância neoclássica está localizado na Praça da República, no Centro de Niterói, juntamente com os prédios da antiga Secretaria de Segurança Pública (1917), do Colégio Liceu Nilo Peçanha (1918), da Biblioteca Pública Estadual (1935) e do Teatro Leopoldo Fróes (1967).

    “Da Pedra ao Palácio” é uma visita mediada promovida pelo setor educativo do CCMJ, que se propõe de forma lúdica, explorar a história, arquitetura e função dos diversos espaços do Antigo Palácio da Justiça de Niterói. A mediação incentiva o visitante a refletir sobre a construção do pensamento do direito – “da justiça da pedra à justiça do Direito”.

    A visita começa na Praça da República para que os participantes possam conhecer melhor o entorno e os vizinhos do palácio, além de apreciar a fachada do prédio e descobrir elementos decorativos na ornamentação da sua arquitetura que representam símbolos da Justiça e do Direito.

    Em seguida, os mediadores levam o grupo para explorar o interior do edifício e, logo no hall de entrada, os visitantes são recebidos pela escultura em bronze de um “pequeno grande homem”. Ali, os mediadores estimulam seus visitantes, com dicas variadas, a adivinharem de quem se trata e aos poucos vão informando sobre aquele nobre anfitrião.

    Ainda no mesmo local, o grupo é provocado a participar de um jogo que o fará refletir sobre “direitos”, “deveres”, “espaço público”, “cidadania”. A visita continua pelos salões históricos do primeiro Tribunal de Júri de Niterói e pelo Tribunal Pleno - de espaço em espaço, “a pedra” é esculpida de maneira coletiva nos jogos propostos, estimulando a reflexão sobre o significado da justiça e da sua importância na vida em sociedade.

    As sessões da visita “Da Pedra ao Palácio” em Niterói serão oferecidas regularmente de segunda a quinta-feira em horários compreendidos entre 11h e 16h. As visitas para escolas e outros grupos podem ser agendadas na secretaria do CCMJ-Niterói, pelos telefones: (021) 3002-4284/ 3002-4285

    Serviço

    CCMJ

    Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário

    “Da Pedra ao Palácio” – Visita Mediada ao Antigo Palácio de Niterói

    Lançamento: 23/5/2017, terça-feira, às 14h (primeira sessão) e 16h (segunda sessão)

    Duração: 1 hora e 15 min.

    Número de participantes por sessão: 40

    Recomendação etária: a partir de 10 anos

    Entrada Gratuita.

    Temporada 2017

    De maio a dezembro, de segunda a quinta-feira, entre 11h e 16h.

    Agendamento de grupos: (021) 3002-4284/3002-4285, no horários das 11h às 18h

    Fonte: CCMJ

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccmj-fara-a-estreia-da-pedra-ao-palacio-no-antigo-palacio-de-niteroi/461156912

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)