Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCMJ participa da Semana de Museus e apresenta o APJ-Rio em toda a sua magnitude

    Completando sete sessões da visita mediada “Da Pedra ao Palácio” ao Antigo Palácio da Justiça do Rio (APJ-Rio), após o concerto de piano apresentado na série “Música no Palácio”, no dia 16, o CCMJ (Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário) encerrou neste sábado, dia 20, sua participação na “15ª Semana de Museus”, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Sob o tema “Museus e histórias controversas - dizer o indizível em museus”, o Ibram promoveu a semana, realizada de 15 a 21 de maio, reunindo espaços culturais de todo o país.

    Durante a semana, a equipe de historiadores, museólogos e arquivistas do CCMJ, dos serviços de Acervo Museológico e Iconográfico (Seami) e de Acervo Textual e Audiovisual e Pesquisas Históricas (Seata), receberam 235 visitantes, com ambientações cenográficas compostas por mobiliário do seu acervo museológico, promovendo a ocupação de diversos salões e tribunais do Antigo Palácio da Justiça com atividades culturais que valorizaram os aspectos históricos, patrimonial e funcional do palácio.

    O programa “Da Pedra ao Palácio”, inaugurado em 7 de março deste ano, apresenta a visita ao Antigo Palácio da Justiça do Rio (APJ-Rio), mediada pelo setor educativo da Agenda Cultural do CCMJ. A mediação propõe, de forma lúdica, explorar os diversos espaços do APJ-Rio e estimular a reflexão sobre a construção do pensamento do direito – “da justiça da pedra à justiça do Direito”. Por meio de jogos e dinâmicas o visitante é estimulado a refletir sobre o significado da justiça e da sua importância na vida em sociedade. Muito bem recebida pelos diversos grupos que têm vindo conhecer o APJ-Rio, o programa recebeu de março a maio 972 visitantes.

    Durante a visitação os participantes conheceram a “Biblioteca de Obras Raras”, onde estão expostos alguns livros históricos e processos importantes, tais como: os inventários de Dom Pedro II, da Princesa Isabel e do jurista Ruy Barbosa; e ainda, o “Livro de Posse dos Desembargadores da Relação do Rio de Janeiro de 1752”, “Repertório das Ordenações Filipinas e Leis do Reino de Portugal de 1749” (L’ Ásia, edição de 1562).

    A série “Música no Palácio”, inaugurada em 2011, com curadoria artística da Escola de Música da UFRJ desde 2012, privilegia a música de câmara em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais. Este ano o programa apresentou, de março até a maio, sete concertos e reuniu 303 pessoas, um seleto público amante de música instrumental e clássica.

    Em maio, Paulo José de Melo reuniu mais de 90 pessoas na Sala Multiuso com a sua performance ao piano no acompanhamento do clássico “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin. No dia 16 de maio, a pianista Patrícia Glatzl abrilhantou a programação da “15ª Semana de Museus” num belíssimo concerto, executando obras de Bach e Beethoven.

    Sobre o CCMJ

    O CCMJ, divisão do Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento da Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento, é responsável pela união das atividades dos antigos Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) e do Museu da Justiça.

    Os visitantes que comparecerem ao Antigo Palácio da Justiça já terão acesso à nova sinalização do espaço, idealizada pelo seu Serviço de Identidade Visual (Seivi), que desenvolveu projeto buscando harmonizar sua nobre identidade de prédio histórico com a sua vocação cultural.

    De 15 ao dia 21 de maio, de segunda a sábado, a Agenda Cultural do CCMJ realizada por produtores, educadores, museólogos do seu Serviço de Agenda Cultural (SEAGC) reuniu 235 pessoas, em torno de sete sessões da visita mediada “Da Pedra ao Palácio”, além de um concerto de piano apresentado na série “Música no Palácio”.

    Para conhecer a Agenda Cultural e de outras atividades do CCMJ, acesse a sua página no site do PJERJ: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcom/dgcom/ccmj/programacao.

    Fonte: CCMJ - Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccmj-participa-da-semana-de-museus-e-apresenta-o-apj-rio-em-toda-a-sua-magnitude/461156891

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)