Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TJ convoca prefeitos para executar mapeamento de crianças que vivem em abrigos

    O Judiciário fluminense vai executar um plano de ação a fim de mapear a situação das cerca de 4.000 crianças e adolescentes que vivem em abrigos no Estado do Rio. O primeiro passo será uma reunião convocada pelo presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter , para a próxima quinta-feira, dia 7, às 14 horas, com os 92 prefeitos municipais do Estado. O encontro será no Salão Nobre do Tribunal de Justiça e também contará com a participação de secretários de Assistência Social e dos juízes das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso.

    O projeto, que está sendo chamado de "Plano Mater", foi elaborado pela desembargadora Conceição Mousnier, que assumiu a coordenação da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) em fevereiro, por designação do desembargador Luiz Zveiter. A meta final do programa é inserir a criança na sua família de origem ou encaminhá-la para adoção, quer seja nacional, quer seja internacional. A desembargadora afirmou que a família é a "célula mater" da sociedade.

    "O contingente de crianças e adolescentes que permanecem institucionalizadas nas casas de abrigo, embora configurado o absoluto abandono por parte da família de origem, é o retrato de uma realidade que milita na contramão dos avanços sociais da Constituição Federal de 1988", afirmou a coordenadora da Ceja.

    Segundo ela, a partir de maio uma equipe de profissionais percorrerá todos os municípios do Estado. No interior, cada cidade tem em média dois abrigos. "Em muitos deles há crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e algumas estão há mais de 10 anos na instituição", observou a desembargadora.

    Raio X dos abrigos e abrigados resultará em política de ação do TJRJ

    Por meio da coleta de dados, o Judiciário estadual quer saber, dentre outras informações, o número real de abrigados, a faixa etária, estado de saúde, quais os fatores determinantes da permanência nas instituições, se existe ação judicial em andamento referente a cada criança e se há presença de linha de risco como dependência química, alcoolismo, prostituição, maus tratos e abuso sexual. As condições das instituições, tempo de funcionamento e até se elas recebem apoio financeiro também serão levantadas pelo projeto, que vai cruzar informações, a fim de permitir a inclusão de abrigos não cadastrados.

    De posse dos dados, o TJ vai estabelecer uma política em defesa do direito da criança e do adolescente à convivência familiar. "O Plano Mater culmina no estabelecimento de diretriz institucional a ser traçada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, que, dotado de firme vontade política, definirá ações dirigidas aos magistrados e demais atores envolvidos com a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária", explicou a desembargadora.

    Para ser desenvolvido, o Plano Mater contará com a ajuda de parceiros, como prefeituras, conselhos tutelares, conselhos de defesa dos direitos da criança e adolescentes e instituições de ensino. Grupos profissionais, integrados por psicólogos e assistentes sociais, também participarão do projeto e serão supervisionados por um serventuário da Justiça, indicado pelo juiz da Infância e Juventude de cada comarca. A desembargadora Conceição Mousnier disse ainda que o Plano pretende capacitar e dar apoio aos abrigos, interagindo com os conselhos tutelares para formar uma rede de ações junto com as prefeituras municipais.

    "Esses dados metodológicos nunca foram levantados no Estado do Rio. São eles que vão permitir ao presidente do Tribunal traçar uma política institucional, pois o Poder Judiciário tem o poder de fiscalização dos abrigos e de intervenção nos conselhos tutelares", salientou a coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção.

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tj-convoca-prefeitos-para-executar-mapeamento-de-criancas-que-vivem-em-abrigos/1839689

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)