Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz da Vara da Infância determina que Município do Rio reserve recursos para os conselhos tutelares

    O juiz Pedro Henrique Alves, novo titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, determinou que o Município do Rio inclua, antes da votação da proposta de lei orçamentária de 2015, recursos necessários ao funcionamento dos conselhos tutelares. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público estadual que alegou ausência de rubrica específica para os conselhos tutelares no projeto de Lei 963/2014.

    De acordo com a decisão, em caso de descumprimento, o Município terá que pagar multa diária de R$ 100 mil a partir do dia da votação.

    Segundo o juiz, o Conselho Tutelar é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e está amparado pela Constituição Federal, no seu artigo 227. Ele citou também o artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), que prevê punição na forma da lei por ação ou omissão.

    “Desta forma, para resguardar os direitos fundamentais da criança e do adolescente do Município do Rio de Janeiro é indispensável o adequado funcionamento do Conselho Tutelar, não sendo razoável nem crível que para o ano de 2015 não haja um mínimo de dotação orçamentária neste sentido”, afirmou o magistrado.

    O Município do Rio será citado na pessoa de seu procurador. O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Câmara de Vereadores serão notificados da decisão.

    Processo nº 0463703412014.8.19.0001

    MCO/PC

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-da-vara-da-infancia-determina-que-municipio-do-rio-reserve-recursos-para-os-conselhos-tutelares/158213653

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)