Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Criação de Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher é aprovada na Alerj

    A proposta de criação de mais três Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi aprovada ontem (dia 29 de outubro) pela Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). O anteprojeto de lei foi encaminhado à Alerj pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, em setembro passado. As novas serventias judiciais serão instaladas em Bangu, na Zona Oeste do Rio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em São Gonçalo, na Região Metropolitana.

    "O presente projeto de lei tem a finalidade de aparelhar o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro para o processamento das causas concernentes à violência doméstica e familiar contra a mulher, demanda nacional que conta com o apoio dos entes federativos", afirmou o presidente do TJ na mensagem enviada à Assembléia Legislativa.

    Os Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher surgiram com a Lei 11.340/06, mais conhecida como "Lei Maria da Penha". Em junho de 2007, o Judiciário estadual inaugurou os dois primeiros Juizados, sendo um no Fórum Central - transferido recentemente para a Rua da Carioca, nº 72 - e o outro em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. Em virtude da demanda, foi criado o 3º Juizado em Jacarepaguá, também na Zona Oeste do Rio, e outro em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

    Segundo o desembargador Murta Ribeiro, a criação dos juizados integra o Tribunal de Justiça do Rio a "um esforço nacional de criação de mecanismos de toda ordem, em especial judiciais, visando à proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar".

    De janeiro deste ano a meados de outubro, o 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher recebeu 9.178 processos novos. No mesmo período, o 2º Juizado recebeu 4.559 ações; o 3º, 1886, e o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Nova Iguaçu registrou 2.137 novos processos. O 1º Juizado, que concentra o maior número de ações em seu acervo, mais de 13 mil, foi transferido no último dia 21 para a Rua da Carioca, nº 72, no Centro da cidade.

    Veja os endereços e telefones dos Juizados:

    · 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

    Rua da Carioca, nº 72, Centro - Tel: (21) 2232-9939

    · 2º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

    Rua Manai, nº 45, Campo Grande - Tel: (21) 2415-9867/Ramal 7930

    · 3º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

    Rua Professora Francisca Piragibe, nº 80, Taquara, Jacarepaguá

    Tel: (21) 2444-8171

    · Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

    Rua General Bernardino de Melo, s/n, Bairro da Luz, Nova Iguaçu

    Tel: (21) 2765-1238/Ramal 1239

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações682
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criacao-de-juizados-da-violencia-domestica-e-familiar-contra-a-mulher-e-aprovada-na-alerj/157067

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)