Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Acusadas de injetar café com leite em veia de paciente vão responder a processo

A 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), aceitou a denúncia, por homicídio culposo (sem intenção de matar), contra as técnicas de enfermagem e estagiárias acusadas de injetar uma dose de 40 ml de café com leite na veia de uma idosa de 80 anos, resultando na morte da paciente no dia 14 de outubro de 2012.

De acordo com a denúncia, a paciente estava internada com infecção renal na Unidade de Saúde Abdon Gonçalves, em São João de Meriti, na baixada fluminense. Poucos minutos após a infusão de café com leite, ela sofreu insuficiência respiratória aguda, além de taquicardia e pouca oxigenação no sangue. A idosa morreu quatro horas após ser transferida para o setor de pacientes graves.

As quatro denunciadas serão citadas para nomear advogados e apresentar defesa no prazo de 10 dias, respondendo ao processo em liberdade.

Processo 0026459-18.2013.8.19.0054

  • Publicações12259
  • Seguidores1240
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2733
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusadas-de-injetar-cafe-com-leite-em-veia-de-paciente-vao-responder-a-processo/100702681

Informações relacionadas

Mais um bebê recebe leite na veia no lugar de soro em hospital

Álvaro Carneiro, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Razões finais - Processo Ético-Disciplinar da OAB (defensor dativo)

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Julgar. Tão difícil e tão fácil, o juiz estuda uma eternidade para isso e nós o fazemos com nossa língua tão facilmente. Mas há que se entender como é que as enfermeiras conseguiram fazer isso. Eu sou barbeiro há 20 anos e quando erro num corte de cabelo cerca de 2 meses no máximo o cliente está de volta cabeludo e pronto para eu reparar o erro.

Mas tem profissão cujo erro resulta em morte. Como é difícil questões assim. Deus tenha piedade de todos nós. continuar lendo

Os colegas estão certos, não apenas um absurdo, mas uma aberração do serviço público. É completamente inexplicável um erro grosseiro desse. Qualquer pessoa sabe que alimentos dessa natureza são administrados oralmente. Deveriam responder em regime fechado. Se não são loucas de hospício, são malvadas. Por qualquer uma das opções devem ser BANIDAS do serviço público (seja em empresa pública ou privada), BANIDAS SIM para sempre! Quanto à denúncia do MP, francamente, desconfio ser esse um dos motivos que mantém nosso Pais bitolado, a falta de proporcionalidade nas punições. continuar lendo

Pense no seguinte, a pessoa vai tomar café com leite. Quem? O paciente ou a enfermeira? Dai me pergunto, o que faz café com leite junto com remédios? Na bandeja de medicamentos?

Dai que a enfermeira vai administrar os remédios, de onde ela os toma? Da comida de periquito que o hospital serve? Será que ela vai fazer o serviço bebendo um leitinho? Ou roubou do cliente (antigo paciente)? Não tem que pegar do copo e sugar para dentro de uma seringa primeiro ou derramar em algum recipiente para depois levar até o tubo onde fica a veia?

Acho marmelada. Fiz um comentário sobre a dificuldade de se julgar, mas assim que for até um hospital vou ver se é possível ter alimentos próximos a medicamentos. continuar lendo

David, pelo que me lembro desse caso o erro aconteceu pelo seguinte motivo:

A paciente recebia a alimentação por uma sonda por dificuldades de deglutição (engolir). Acontece que na hora de abastecer a sonda, a enfermeira confundiu a entrada da sonda oral com a entrada do dispositivo é utilizado para ministrar os medicamentos.

Alguns pacientes que são constantemente medicados já ficam com uma espécie de tubo conectado a veia (uma espécie de cateter, se não me engano) para receberem medicamentos periodicamente sem serem "furados" todas as vezes.

Acho que não foi um caso de maldade ou burrice mas de despreparo e descuido. Se fosse a mãe dela internada, quem sabe ela teria olhado 2 vezes antes de injetar o café no tubo errado. continuar lendo

Bom dia a todos. Caríssimos David e Flávia. Queria explanar o meu pensamento de um profissional da área de Saúde e Enfermeiro. Há 10 anos, escolhi como profissão a enfermagem. A 4 anos me dedico a formação técnica em enfermagem onde sou professor das disciplinas de Clínica Médica, Administração Hospitalar, Ética e Legislação e Capacitação em UTI. Também Gerenciei uma grande unidade de emergência do Estado em que moro, e é muito triste o que vou dizer, mas a enfermagem no Brasil precisa de uma reformulação rápida e URGENTE. O que aconteceu com a doente em questão não é um fato isolado. Muitos destes erros acontecem todos os dias, mas muitos não atingem a repercussão que este obteve. Quando estudamos no curso de enfermagem, aprendemos que comprimidos diluídos, líquidos como : café, leite, sucos e água mineral (a de consumo nosso) não podem ser administrados por via parenteral (veia), pois podem gerar embolia pulmonar e/ou colapso venoso por obstrução. Porém a questão é até que ponto as escolas e faculdades estão dispostas a investir na formação primorosa e valorosa do profissional, que muitas vezes irão cuidar dos nossos parentes? No caso em questão a enfermeira (preceptora/professora) deveria estar acompanhando a estagiária em todas as atividades, jamais deixando ela executar atividades de enfermagem sem competência para tal (uma vez que ainda é estudante). Jamais a responsabilidade de acompanhamento da estagiária deveria ser repassada para o técnico em enfermagem. A maior categoria profissional do Brasil é a de Técnicos em Enfermagem, devido a grande quantidade de escolas técnicas existentes em nosso País. Escolas que não tem nenhuma condição de ensinar a cuidar de pessoas, que não existe salas de aula adequadas, não há laboratórios de prática, o técnico de enfermagem e muitos enfermeiros se formam sem nunca ter visto, ou estudado, a anatomia do corpo humano em um cadáver. EU NUNCA ESTUDEI ANATOMIA EM UM CADÁVER! Sou vítima do sistema também. continuar lendo

Eliony

Agradeço o esclarecimento e sei de todas as mazelas sofridas por quase todos os ofícios no Brasil. Aqui tanto as autoridades quanto um percentual dos profissionais atuam negligentemente.

Sou barbeiro há 20 anos e digo pra você que jamais tive aulas de corte de cabelo, mas jamais deixarei uma máquina de corte de cabelos próximo a água. Jamais deixo lâmina de corte de barba ao alcance de crianças e outros procedimentos essenciais a segurança no trabalho.

Dai que tem coisas, falo como leigo que sou, que acho por demais absurdas, como é possível confundir uma bebida alimento em um recipiente como um copo plástico ou vidro com medicamento. É possível fazê-lo? É! Basta olhar para um lado e trabalhar com o outro lado e depois conferir a besteira.

Mas te digo uma coisa certa e reta, já precisei de médicos e enfermeiros e posso afirmar sem medo de errar, tem uns que simplesmente desprezam a integridade alheia. Se eu desprezar um cliente o maior mal é ficar sem o cliente, mas um profissional da saúde pode matá-lo.
Olha só pra você ver, meu filho ficou enfermo, paguei uma médica pediatra e paguei os exames, nesse ínterim a médica ficou enferma e quando indagada sobre como eu deveria proceder devido ao direito ao retorno ela me respondeu que se eu não quisesse meu filho doente que procurasse outro médico. Creio na negligência, creio na maldade e no pouco caso que as pessoas tem com a vida humana. Não estou generalizando, sei de parte dos males que se abatem sobre a categoria, mas acho improvável confundir alimento com medicamento. continuar lendo

Em minhas aulas sempre discurso aos alunos que estou ali para ensiná-los a cuidar de mim e da minha família e para isso o profissional tem que ser bom, e acabo sendo muito exigente. Já tive alunos que não sabiam escrever uma frase com sentido. Déficits da educação fundamental precária que nosso País desfruta. E o pior estes alunos se formaram. O fato vai muito mais além do que a Educação. A enfermagem, dentro das categorias de profissionais de Saúde é a mais sobrecarregada, 40hs/sem. Enquanto médicos (20hs/sem), fisioterapeutas (30hs/sem), Assistentes Sociais (30hs/sem) Fonoaudiologia (30hs/sem), Nutricionistas (30hs/sem), Técnicos em Radiologia (24hs/sem), desfrutam de uma carga horária bem inferior. O que gera qualidade de vida, tempo para aperfeiçoamento profissional e até tempo para investir na graduação em outra área profissional. A sobrecarga de trabalho, excesso de plantões e baixo salário gera descaso com o cuidado com o doente, gerando fatos absurdos e lamentáveis como este. E não só este, mas o da vaselina na veia, do abuso sexual a uma doente em UTI e outros. A briga da Enfermagem 30hs, que está sendo travada no congresso é massacrante e desumanizante para o profissional e para todos os conselhos de classe. Os políticos não observam que a maior classe profissional do Brasil não pode ser maior em quantidade e sim em qualidade. Médicos, Fisioterapeutas, Fonoaudiologas, Assistentes sociais, Nutricionistas são necessários, porém um hospital não funciona sem a enfermagem e a saúde do nosso País não funciona sem a enfermagem. Não Justifico e nem defendo o fato ocorrido. Como diz a constituição: Todo dano tem de ser reparado. E deve ser sim da melhor forma possível. Mas os nossos governantes e até mesmo o MP deve ir mais afundo no problema e exigir uma reformulação das atividades de enfermagem no Brasil. Sou a favor de uma enfermagem mais humana para os profissionais e só assim poderemos ter dignidade, respeito e amor no cuidado aos nosso doentes. Aprendi que na vida sempre exite dois lados, e este é o da enfermagem. Triste e Lamentável! continuar lendo