Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Mulher que engravidou após laqueadura receberá indenização de município

A Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro condenou o município de Cabo Frio a indenizar em R$ 20 mil, por danos morais, uma mulher que se submeteu a uma cirurgia de laqueadura, após dar à luz o terceiro filho, mas acabou engravidando pela quarta vez, cerca de um ano e meio depois. A autora alega ter participado do Programa de Planejamento Familiar oferecido pelo município réu, quando fez opção pela realização da cirurgia de esterilização por laqueadura tubária, mas foi surpreendida com a nova gravidez. A decisão foi unânime.

Em seu voto, a relatora, desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, argumentou que, mesmo não havendo elementos hábeis para concluir se houve ou não erro médico na realização da laqueadura, o município réu deixou de observar seu dever de informação quanto aos riscos da esterilização, especialmente quanto à falibilidade de tal procedimento.

Para a desembargadora, o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a ser fixado a título de dano moral traduz a compensação pelos danos sofridos, à gravidade da ofensa, à repercussão sobre a vida da autora e ao aspecto punitivo-educativo da indenização, que visa evitar a reiteração da prática da conduta, que reflete o descaso da Administração com os seus administrados.

Processo nº 004926-79.2006.8.19.0011

  • Publicações12259
  • Seguidores1233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1398
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulher-que-engravidou-apos-laqueadura-recebera-indenizacao-de-municipio/100658456

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)