28 de Junho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL 001XXXX-06.2019.8.19.0046
Publicado por Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Detalhes da Jurisprudência
Processo
Órgão Julgador
DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL
Partes
AUTOR 1: MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS, AUTOR 2: ESTADO DO RIO DE JANEIRO, RÉU: MARIA DA PENHA FÉLIX RIBEIRO REP/P/S/FILHO DIEGO ANTONIO FÉLIX RIBEIRO
Publicação
10/02/2022
Julgamento
9 de Fevereiro de 2022
Relator
Des(a). EDUARDO DE AZEVEDO PAIVA
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO CONSTITUCIONAL. OBRIGAÇÃO DE FAZER. SAÚDE. PACIENTE COM HEMORRAGIA INTRACRANIANA. TRANSFERÊNCIA URGENTE PARA CENTRO DE REFERÊNIA EM NEUROCIRUGIA. HIPOSSUFICIÊNCIA COMPROVADA. GARANTIA CONSTITUCIONAL. SOLIDARIEDADE DOS ENTES PÚBLICOS. JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE. INTERNAÇÃO EM UNIDADE MÉDICA PRIVADA. MEDIDA DE CARÁTER SUBSIDIÁRIO. ART. 24, DA LEI 8080/90. REPARTIÇÃO LEGAL DE COMPETÊNCIAS, BASEADA NA DESCENTRALIZAÇÃO QUE CARACTERIZA O SUS. O STF, NO JULGAMENTO DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 855.
178, FIRMOU A SEGUINTE TESE VINCULANTE (TEMA 793): "Os entes da federação, em decorrência da competência comum, são solidariamente responsáveis nas demandas prestacionais na área da saúde, e diante dos critérios constitucionais de descentralização e hierarquização, compete à autoridade judicial direcionar o cumprimento conforme as regras de repartição de competências e determinar o ressarcimento a quem suportou o ônus financeiro". ASSIM, NA HIPÓTESE VERTENTE, SE O MUNICÍPIO APELANTE SUPORTAR O ÔNUS FINANCEIRO DO CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO, SEM QUE FOSSE DE SUA ALÇADA, PODERÁ SE RESSARCIR JUNTO AO ENTE COMPETENTE PELO CUMPRIMENTO DA PRESTAÇÃO. PROVIMENTO DO PRIMEIRO RECURSO. DESPROVIMENTO DO SEGUNDO.