27 de Junho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL 0012736-91.2018.8.19.0203
Publicado por Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Detalhes da Jurisprudência
Processo
Órgão Julgador
DÉCIMA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL
Partes
AUTOR 1: RODRIGO RODRIGUES GODINHO, AUTOR 2: FAMAC INDUSTRIA DE MAQUINAS LTDA, RÉU: OS MESMOS
Publicação
19/08/2021
Julgamento
12 de Agosto de 2021
Relator
Des(a). FERNANDO CERQUEIRA CHAGAS
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
APELAÇÃO CÍVEL. OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS. PRODUTO COM DEFEITO. AUSÊNCIA DE TROCA DO PRODUTO OU RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. IRRESIGNAÇÃO DE AMBAS AS PARTES.
1. Produto que apresentou defeito com menos de três meses de uso tendo a autorizada indicada pelo vendedor, constatado o vício do produto que necessitava de reparo, como se vê do documento de fls. 25/26, no entanto não houve reparo ou a troca do produto.
2. Na forma dos artigos 12 e 14 do CODECON, tanto o fabricante como o comerciante respondem solidariamente por eventuais danos causados ao consumidor.
3. O Réu alegou que o defeito era proveniente de uso inadequado pelo autor ou do armazenamento na loja onde foi adquirido o produto, porém em nenhum momento processual, conseguiu demonstrar a culpa exclusiva do autor, sendo certo que o vício do produto não foi sanado.
4. Demandado corretamente condenado a substituir o produto que apresentou defeito dentro do prazo de garantia por outro de mesma espécie e em perfeitas condições, na forma preconizada no art. 18, § 1º, I, do CDC.
5. Falha na prestação dos serviços incontroversa.
6. Necessidade de majoração da verba reparatória por danos morais, arbitrada com parcimônia em R$ 1.000,00 (mil reais), para R$ 2.000,00 (dois mil reais).
7. Ausência de sucumbência recíproca. Súmula 326 do STJ. PROVIMENTO PARCIAL DO PRIMEIRO E DESPROVIMENTO DO SEGUNDO RECURSO.