jusbrasil.com.br
28 de Setembro de 2021
2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO : APL 0189033-45.2016.8.19.0001

Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
DÉCIMA OITAVA CÂMARA CÍVEL
Partes
AUTOR 1: AUTO POSTO ELITE DA TIJUCA LTDA., AUTOR 1: ESPÓLIO DE ISAC AFONSO, AUTOR 1: ROSALIA DA SILVA MOTA, AUTOR 2: PETROBRAS DISTRIBUIDORA S/A, RÉU: OS MESMOS
Publicação
17/12/2020
Julgamento
16 de Dezembro de 2020
Relator
Des(a). CLÁUDIO LUIZ BRAGA DELL'ORTO
Documentos anexos
Inteiro TeorTJ-RJ_APL_01890334520168190001_48a32.pdf
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

APELAÇÃO. CONTRATO ENTRE DISTRIBUIDORA E REVENDEDORA DE COMBUSTÍVEIS.

Descabimento da invocação de error in procedendo. Violação de cláusulas contratuais que ensejou o reconhecimento do descumprimento das obrigações fixadas no instrumento contratual, cuja validade deve ser reconhecida, em respeito ao pacta sunt servanda. Previsão contratual de galonagem mínima. Aplicação da cláusula penal por descumprimento contratual. Inaplicabilidade do instituto da supressio. O prazo para cumprimento da compra da galonagem mínima é o prazo integral do contrato, apesar dos volumes serem estabelecidos mês a mês, podendo-se alcançar, até o fim do contrato, o mínimo estabelecido, o que, no caso, não configura desídia ou omissão da distribuidora em cobrar o cumprimento da cláusula que estabeleceu a galonagem mínima, para aplicação do instituto da supressio). A cláusula contratual que estabelece valores mínimos de aquisição de insumos se mostra válida. A situação é de investimento por parte da distribuidora, que coloca à disposição da revendedora os equipamentos e instalações, exigente de exclusividade, dado que seriam outras as condições sem ela. Aparato funcional que implica em custo de alto investimento pela revendedora, razão pela qual a fixação de cota mínima é analisada diante do investimento, da localização da revendedora, dentre outros fatores. Cabe a ambas as partes avaliar as condições diante da importância do negócio, pois não constitui cláusula unilateral a venda com exclusividade, uma vez que traz benefício ao revendedor no que tange aos investimentos e eficiência da atividade. Acerto da sentença. Pequena correção para acrescentar ao seu dispositivo detalhes já constantes da fundamentação. RECURSO INTERPOSTO PELA EMPRESA DEMANDADA NÃO PROVIDO. PROVIMENTO PARCIAL DO RECURSO INTERPOSTO PELA PARTE AUTORA.
Disponível em: https://tj-rj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/1170453664/apelacao-apl-1890334520168190001

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 8 meses

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO : APL 0189033-45.2016.8.19.0001

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. APELAÇÃO. CONTRATO ENTRE DISTRIBUIDORA E REVENDEDORA DE COMBUSTÍVEIS. Descabimento da invocação de error in procedendo. Violação de cláusulas contratuais que ensejou o reconhecimento do descumprimento das obrigações fixadas no instrumento contratual, cuja validade deve ser reconhecida, em respeito …