Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Itinerante leva serviços e cidadania à Comunidade Vila Mimosa, na Praça da Bandeira

    O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizou nesse sábado, dia 3, o programa Justiça Itinerante na Comunidade Vila Mimosa, na Praça da Bandeira. Durante o evento, foram realizados cerca de 150 atendimentos, dentre eles 61 de sub-registro, nove conversões de união estável em casamento, 11 petições iniciais em processos de guarda, alimentos, reconhecimento de paternidade, entre outros. Foi feito, também, um trabalho sócio-educativo de distribuição das cartilhas da Lei Maria da Penha.

    De acordo com a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, idealizadora do Justiça Itinerante, as atividades ampliam a garantia dos direitos dos moradores da região e a cidadania. Ela considera como Constitucionalismo o ato de respeitar as singularidades de grupos distintos, por isso a Vila Mimosa foi incluída no Projeto.

    A facilidade de acesso aos serviços foi comemorada por Raiana Dias da Mota ao conseguir a guarda provisória de Bruno, de dois anos, a poucos metros de casa. O menino, que já tem plano de saúde e creche para frequentar, foi recolhido por ela das ruas. Filho biológico de dependentes de crack, os pais não se opuseram à iniciativa de Raiana.

    Walter André da Silva também ficou satisfeito com o atendimento da equipe, que contou com a presença dos juízes André de Souza Brito, Anna Caroline Licasalio, Cláudia Maria de Oliveira Motta, além de assistentes sociais, defensores públicos e parceiros da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. Ele conseguiu atualizar a documentação dele perto de casa, e considerou o atendimento mais ágil do que em cartório.

    Os moradores da região também puderam tirar a carteira de identidade, enquanto as crianças brincavam em um parquinho montado especialmente para a ocasião.

    A Justiça Itinerante completa 13 anos em maio de 2017, com 25 lugares atendidos no estado.

    Fotos: Felipe Cavalcanti

    SV / SF

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-itinerante-leva-servicos-e-cidadania-a-comunidade-vila-mimosa-na-praca-da-bandeira/411900966

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)