Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCPJ-Rio reapresenta o espetáculo 'POR ELAS' no Dia da Justiça

    Como parte das comemorações do Dia da Justiça, celebrado no dia 8 de dezembro, o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) reapresenta na quinta-feira, às 17h, a peça “POR ELAS”. A obra de ficção, que tem como foco central a questão do feminicídio, será exibida na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, localizada no pavimento térreo do Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel 29, Centro (atrás do Fórum).

    A peça propõe a reflexão sobre a realidade de mulheres que sofrem violência na relação com seus parceiros e as dificuldades psíquicas, jurídicas, familiares, sociais e culturais encontradas para conseguirem romper o ciclo da violência. O texto é baseado em histórias encontradas em fontes diversas, tais como processos judiciais, jornais, relatos de familiares, amigos, colegas e conhecidos.

    A pesquisa e dramaturgia são assinadas por Ricardo Leite Lopes e Sílvia Monte, também diretora do espetáculo. No elenco estão sete atrizes e um ator - Amanda Grimaldi Lerias, Carla Faour, Flávia Botelho, Paula Sandroni, Renata Leobons, Renata Guida, Rose Germano e João Lucas Romero.

    Na peça, estão reunidas numa sala sete mulheres que, em comum, têm histórias de violência com seus parceiros. Elas estão ali para contar suas experiências. Conforme os relatos vão acontecendo, os conflitos, preconceitos e a própria violência surge no grupo. Ao final, uma revelação inesperada ou, apenas, anunciada, mas silenciada pela sociedade.

    “POR ELAS” será a quarta peça apresentada no Ciclo de Leitura Dramatizada do “Teatro na Justiça”, promovido pelo CCPJ-Rio, iniciado em junho de 2016. Desenvolvido no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro há 17 anos, o “Teatro na Justiça” realiza produções de espetáculos com o objetivo de refletir sobre temas de justiça e de direito. Sílvia Monte, a idealizadora do programa, assina a curadoria e direção das leituras do ciclo de textos clássicos e contemporâneos.

    Já foram apresentados até então: “Édipo Rei”, de Sófocles; “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare e “Está lá Fora um Inspetor”, de J.B.Priestley. Os elencos são formados por atores convidados, muitos deles já participaram de outros espetáculos do “Teatro na Justiça”.

    Serviço:

    Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)

    “Teatro na Justiça” - “Ciclo de Leitura Dramatizada”

    Peça: “POR ELAS” – Texto inédito

    De: Ricardo Leite Lopes e Sílvia Monte

    Direção: Sílvia Monte

    Elenco: Amanda Grimaldi Lerias, Carla Faour, Flávia Botelho, Paula Sandroni, Renata Leobons, Renata Guida, Rose Germano e João Lucas Romero.

    Dia: 08/12, quinta-feira, às 17h / Entrada Franca / Distribuição de senhas: 16h30

    Recomendação etária: 14 anos

    Local: Sala Multiuso do CCPJ-Rio

    Antigo Palácio da Justiça

    Rua Dom Manuel 29, Térreo, Centro, Rio de Janeiro-RJ

    Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccpj-rio-reapresenta-o-espetaculo-por-elas-no-dia-da-justica/411688400

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)