Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Museu da Justiça comemora Dia do Servidor Público com aula-passeio pela Orla Conde

    O Museu da Justiça, em parceria com a Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (ABATERJ), vai comemorar o Dia do Servidor Público com uma aula-passeio pela Orla Conde, nesta quinta-feira, dia 27 de outubro. O encontro será às 8h50 na sede da ABATERJ, situada na Rua Dom Manoel 29, sala 115 (prédio do Museu), quando será servido um lanche aos participantes. O passeio contará com dois guias formados em história e turismo, que revelarão fatos históricos e curiosos ligados aos diferentes pontos a serem visitados durante o circuito.

    Um dos pontos iniciais do percurso é o Museu Histórico Nacional (MHN), que nasceu de um forte construído para proteger a Baía da Guanabara de piratas. O MHN foi criado no início do século XX e, aos poucos, ocupou toda a área do que era conhecido como Ponta do Calabouço. Da mesma forma, só algumas pessoas que passam pela Praça XV são capazes de imaginar que o desativado Chafariz da Pirâmide foi projetado para abastecer os navios que fundeavam ao largo. Ou mesmo que os habitantes do Centro viessem nele para saciar sua sede ou lavar roupas. A Ilha das Cobras se transformou em um quartel em retaliação a invasão de Portugal pela França, em 1809, e dela partiram os fuzileiros portugueses e brasileiros que invadiram e conquistaram a Guiana Francesa. Essa força armada permanece lá até hoje.

    O circuito circunscreve as áreas da Praça Marechal Câmara; Praça XV e Candelária.

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/museu-da-justica-comemora-dia-do-servidor-publico-com-aula-passeio-pela-orla-conde/399059540

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)