Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Centro Cultural do Poder Judiciário terá debate sobre momento político nacional

    Inspirada na coletânea de entrevistas com 28 intelectuais brasileiros, publicada no livro “Profetas do Passado”, da jornalista Jalusa Barcellos, o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) vai promover na próxima terça-feira, dia 4 de outubro, das 19h às 22h, um debate sobre o poder judiciário e o momento nacional. “Tribuna Livre no Palácio” vai reunir neste encontro quatro dos 28 intelectuais retratados no livro e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Os participantes são a antropóloga Alba Zaluar, o advogado criminalista José Carlos Dias, o psicanalista Luiz Alberto Py, a escritora Rosiska Darcy de Oliveira, a autora do livro, o desembargador José Muiños Piñeiro Filho e a juíza Elizabeth Louro, idealizadora do programa.

    Segundo a magistrada, “fundamentalmente, é no campo da dialética e do respeito às divergências que o Poder Judiciário floresce. Foi, precisamente, essa índole, a distinguir esse poder da República, que me inspirou a reunir parte desse seleto grupo de intelectuais, entrevistados por Jalusa Barcellos, na “Tribuna Livre” do CCPJ-Rio. A esperança é a de que mais este espaço de reflexão possa contribuir para o amadurecimento do debate e, em última análise, para o fortalecimento da democracia”. No contexto da agenda cultural desenvolvida pelo CCPJ-Rio, a tribuna livre é o espaço para reflexão e troca de ideias de temas relevantes para a compreensão da sociedade, numa visão plural e interdisciplinar.

    O evento será realizado no Salão Histórico do I Tribunal do Júri, no Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29, Centro (atrás do Fórum). A programação é gratuita e aberta a todos, com distribuição de senhas às 18h30. Após o debate haverá uma noite de autógrafos.

    SERVIÇO

    CCPJ-Rio / Tribuna Livre no Palácio

    “Profetas do Passado - O Poder Judiciário e o atual momento político nacional em debate”.

    Após o debate haverá noite de autógrafos

    Apresentação: desembargador José Muiños Piñeiro Filho (TJRJ)

    Debatedores: Jalusa Barcellos, Alba Zaluar, José Carlos Dias, Luiz Alberto Py e Rosiska Darcy de Oliveira.

    Idealização e Mediação do debate: juíza Elizabeth Louro (TJRJ).

    Onde: Salão Histórico do I Tribunal do Júri / Antigo Palácio da Justiça

    Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro – RJ (Atrás do Fórum)

    Quando: 4/10, terça-feira, das 19h às 22h

    Quanto: Entrada Franca – Distribuição de senhas às 18h30

    Produção: CCPJ-Rio

    Realização: Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ)

    Diretoria Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento (DGCOM)

    Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)

    Sobre os Debatedores:

    Desembargador José Muiños Piñeiro Filho - promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro entre 1983 e 1997, com especial atuação nos Tribunais do Júri, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro entre 1997 e 2008,Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro por dois mandatos (1999/2001 e 2001/2003), Presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça dos Estados e da União (2000), Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde 2008, oriundo do quinto constitucional e integrante da Segunda Câmara Criminal, Professor Universitário lecionando Direito Constitucional e Direito Penal na Universidade Estácio de Sá – UNESA e na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, Mestre em Direito, Membro da Comissão elaboradora de anteprojeto de lei para elaboração de um novo Código Penal, constituída pelo Senado Federal (2011/2012), cujo trabalho já se transformou no PLS nº 236/2012.

    Juíza Elizabeth Machado Louro - formada em Jornalismo e Direito, Magistrada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde o ano de 1996, atualmente Juíza Titular do IV Tribunal do Júri da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, Defensora Pública no período de 1988/1996.

    Jalusa Barcellos - atriz, jornalista, escritora, diretora e apresentadora de televisão. Com mais de quarenta anos de carreira, em que se contabiliza um significativo número de realizações em seu polivalente currículo, destaca-se, também, sua atuação no campo da gestão pública. É de sua autoria o projeto criação da Escola das Artes Técnicas Luís Carlos Ripper (EAT), única no Brasil e na América Latina a formar técnicos em artes cênicas, e cuja metodologia, igualmente inédita, a fez merecedora de inúmeras premiações, inclusive internacionais. É autora dos livros: Anuário do teatro brasileiro – 1976; CPC da UNE – uma história de paixão e consciência; UNE – 60 anos a favor do Brasil; UBES – coisa de criança?; e Procópio Ferreira – o mágico da expressão.

    Alba Maria Zaluar - carioca, 73 anos, é antropóloga, professora e escritora. Filiada ao PCB, participou do movimento estudantil no período pré-64 e, também, militou no CPC da UNE. Perseguida pela ditadura, foi para a Inglaterra, onde estudou Antropologia e Sociologia Urbana. Ao retornar, em 1971, dedicou-se à cultura popular, com atuação na área de Antropologia da Violência Urbana. Com sete livros publicados e alguns prêmios e condecorações, inclusive internacionais, coordena atualmente o Núcleo de Pesquisas das Violências (Nupev), localizado no Instituto de Medicina Social da UERJ.

    José Carlos Dias - paulistano, 76 anos, é advogado criminalista e político. Durante a ditadura, notabilizou-se na defesa de presos políticos. Entre outros cargos públicos, foi ministro da Justiça, secretário da Justiça de São Paulo e presidente da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo. Conselheiro da OAB/SP ocupou a coordenação da Comissão Nacional da Verdade, em 2013.

    Luiz Alberto Py (de Mello e Silva) - carioca, 75 anos, é psiquiatra, psicanalista, professor, escritor e jornalista. Autor de doze livros, sua formação também inclui trabalhos no exterior. É significativa em sua trajetória profissional a busca pela democratização da psicanálise, assim sintetizada por ele: “Eu quero ser entendido, porque o que cura é a evolução da pessoa”.

    Rosiska Darcy de Oliveira - carioca, 71 anos, é advogada, professora, jornalista e escritora. Doutora pela Universidade de Genébra foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e embaixadora na Comissão Interamericana de mulheres da OEA. Referência do movimento feminista, do qual derivou sua vasta produção editorial, tanto no Brasil, como no exterior. Ocupa desde abril de 2013 a cadeira de número 10 da Academia Brasileira de Letras.

    Fonte: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centro-cultural-do-poder-judiciario-tera-debate-sobre-momento-politico-nacional/388848011

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)