Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direito, teatro, turismo histórico e ¿revivalismo¿ reunidos na visita teatralizada do CCPJ-Rio

    O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) abriu os portões do Antigo Palácio da Justiça, no último sábado, dia 28, para receber visitantes que participaram da tradicional visita teatralizada “Por dentro do Palácio”, que acontece desde janeiro de 2011. A Com 81 visitantes, o encontro revelou uma particularidade: destacaram-se no grupo seis senhoras caracterizadas com vestimentas do século XIX, que acompanharam com muita elegância a visita; elas eram as “Damas de la Botica”.

    Idealizadora do projeto, a figurinista Jane Pimentel possui um acervo de figurinos há mais de 20 anos. Pesquisadora e estudiosa de vestimentas de época, ela teve a ideia de estudar e aplicar o “revivalismo histórico”: movimento de grande crescimento na Europa, que consiste em vivenciar uma época em lugares históricos. Jane convidou algumas senhoras e jovens para criar o grupo, hoje formado por 16 damas, e que há cinco anos vivencia o revivalismo nas áreas históricas do Rio de Janeiro. O grupo já visitou o Theatro Municipal, Museu de Arte do Rio, Parque Lage, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Palácio Tiradentes, Palácio Imperial, Confeitaria Colombo.

    Das 16 damas, cinco delas estiveram na visita de sábado: a própria Jane Pimentel, Dyrce Fonseca, Ondina Maleiros, Michele Branca, Ana Paula Alvarez; todas se mostraram encantadas pela história e arquitetura do Antigo Palácio da Justiça, pelo talento dos atores e pela seriedade e profissionalismo do programa “Por dentro do Palácio”.

    Ao final da sessão, o CCPJ-Rio fez questão de registrar o momento histórico do encontro das damas do século XIX com os personagens Ruy Barbosa (Eduardo Diaz) e Deusa Têmis (Dulce Pena de Miranda).

    Grupo de profissionais do setor de turismo prestigia encontro

    O grupo “Sou + Carioca” também marcou presença trazendo 68 pessoas para conhecer o Antigo Palácio da Justiça. O projeto, idealizado por profissionais de turismo oriundos do Curso Técnico de Guia de Turismo do SENAC, promove turismo histórico e por diversas vezes já trouxe grupos para participarem das visitas teatralizadas oferecidas pelo CCPJ-Rio.

    A próxima visita teatralizada aberta ao público será realizada no dia 10 de setembro, às 16h, com a dupla de cicerones Justiniano e Teodora. A entrada é franca e a visita é um ótimo programa para toda a família, e para os amantes de história, direito e teatro. As senhas são distribuídas quinze minutos antes do início da visita. Mais informações, no CCPJ-Rio, pelos telefones 3133-3366 ou 3133-3368.

    Serviço:

    ENTRADA FRANCA

    O que: “Por dentro do Palácio” - Visita teatralizada no Antigo Palácio da Justiça, promovida pelo CCPJ-Rio.

    Quando: 10 de setembro de 2016

    Horário: 16 horas

    Cicerones: Os Imperadores de Bizâncio Justiniano e Teodora

    Faixa etária: Livre

    Número de visitantes por sessão: 40

    Tempo de duração: 50 minutos

    Onde: Antigo Palácio da Justiça, localizado à Rua Dom Manoel, 29, Centro, Rio de Janeiro (Atrás do Fórum).

    Para agendamento de grupos, entrar em contato com:

    Secretaria do CCPJ-Rio

    Telefones: 3133-3368 / 3133-3368

    Email: ccpjrio@tjrj.jus.br

    Fonte: CCPJ-Rio

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações167
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-teatro-turismo-historico-e-revivalismo-reunidos-na-visita-teatralizada-do-ccpj-rio/378317560

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)