Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJRJ quer expandir projeto de aulas de judô para internos do Degase

    As juízas Vanessa Cavaliere Felix, da Vara da Infância e da Juventude de Competência Infracional, e Lúcia Glioche, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Capital, participaram nesta quinta-feira, dia 25, da cerimônia promovida pelo Instituto Reação em homenagem aos atletas de judô que disputaram a Olimpíada. Durante o evento as magistradas conheceram o trabalho do Instituto Reação, que oferece aulas de judô para crianças carentes em comunidades no Rio de Janeiro e para os jovens internos da unidade da Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). A ideia é expandir o projeto para as demais unidades do Degase, como forma de ressocialização dos adolescentes.

    “O Instituto Reação realiza um trabalho de inserção de crianças carentes no judô e na educação. E agora eles estão desenvolvendo esse trabalho na unidade da Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, atendendo cinco turmas de 30 jovens. A ideia é ampliar o projeto para atender os jovens que se encontram no regime de semiliberdade, para continuar o trabalho com os adolescentes que saem da internação”, explicou a juíza Vanessa Cavaliere.

    No evento, foram homenageadas a medalhista de ouro Rafaela Silva e os judocas refugiados da República Democrática do Congo, Popole Misenga e Yollande Mabika.

    Coordenado pelo judoca medalhista de bronze na Olimpíada de Atenas, em 2004, Flavio Canto, e por Geraldo Bernardes, coordenador do Reação Olímpico e técnico do Time de Refugiados, o encontro contou ainda com a participação da juíza Raquel Chrispino, coordenadora da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e Idoso (Cevij) do TJRJ.

    Para a juíza Lúcia Glioche, a ampliação do projeto pode contribuir para o processo de ressocialização, não só dos jovens internados, como também daqueles que cumprem medidas de semiliberdade e de liberdade assistida.

    “O judô tem um viés de disciplina que é muito importante na ressocialização desses adolescentes. A ideia do Tribunal de Justiça é tentar expandir esse projeto que o Instituto Reação desenvolve em uma unidade masculina do Degase para as outras unidades de internação, inclusive a feminina, por conta do exemplo da própria Rafaela Silva, assim como levar para os regimes de semiliberdade e de liberdade assistida”, avaliou a magistrada.

    JM/AB

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações133
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrj-quer-expandir-projeto-de-aulas-de-judo-para-internos-do-degase/377326137

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)