Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em fórum da Emerj, ex-ministra alerta para possível retrocesso na Lei Maria da Penha

    A promulgação da Lei 11.340, conhecida por Lei Maria da Penha, trouxe avanços na luta contra a violência que vitima a mulher. No entanto, existem permanentes ameaças de retrocesso. Este quadro foi desenhado pela ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal e professora da UERJ, Nilcéa Freire, que disse haver 104 propostas tramitando em alguma comissão do Congresso Nacional e que pretendem alterar artigos da lei. A palestra da ex-ministra fez parte do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), e que comemorou nesta terça-feira, dia 3, o décimo aniversário da Lei Maria da Penha, a ser completado no próximo domingo, dia 7. O debate com o tema “Lei Maria da Penha: Avanços e Retrocessos” teve uma plateia majoritariamente feminina.

    Como exemplo de retrocesso na Lei Maria da Penha, Nilcéa Freire chamou atenção para a proposta de exclusão da população trans na cobertura da Lei Maria da Penha, substituindo a expressão “gênero” por “sexo”, no artigo . A ex-ministrta também reivindicou a manutenção da rede de serviços no apoio às vítimas. Em sua gestão na Secretaria, foi criada a Central de Atendimento da Mulher, que pode ser acessada pelo telefone 180.

    População conhece lei, mas é preciso avançar

    Após 10 anos de vigência da Lei Maria da Penha, 98% da população declaram ter ouvido falar da Lei número 11.340, que aumenta a punição e incentiva a denúncia dos autores da violência contra a mulher. Entretanto, mesmo com toda a popularidade, a lei não vem inibindo os casos de agressão que, muitas vezes, provocam a morte da vítima.

    A juíza auxiliar da Presidência do TJRJ e presidente do fórum da Emerj, Adriana Ramos de Mello, destacou a reduzida participação da mulher na vida política, lembrando que somente 10% dos congressistas são do sexo feminino. Segundo a magistrada, a distorção é consequência da falta de apoio dos partidos às candidaturas e as eleitas sofrem para aprovar projetos em prol das mulheres.

    A magistrada defendeu a realização de campanhas e programas educacionais na prevenção da violência contra as mulheres. Ela acentuou que a questão não deve ficar restrita apenas ao caráter punitivo, previsto com a aplicação da legislação.

    Juíza reclama da falta de dados nacionais sobre violência contra mulher

    Integrante da mesa de debates, a juíza Andréa Pachá reclamou da falta de dados estatísticos na medição da violência contra a mulher no país. Lembrou que, em 10 anos de existência da lei, somente 14 dos 27 estados brasileiros, incluindo a Capital federal, têm informações sobre a efetividade da aplicação da lei. Nos 14 estados existem 730 mil processos de violência contra a mulher. Ela disse temer pelo retrocesso, citando exemplos os projetos como o ‘Estatuto da Família’ e a ‘Escola sem Partido’.

    A magistrada também ressaltou que o modelo repressivo é insuficiente para solucionar a violência. Uma das questões apontadas por Andréa Pachá é a falta de afetividade, atualmente existente no grupo social e que gera conflitos. A juíza assinalou que a geração criada na sociedade de consumo idolatra a posse, sem haver qualquer movimento para o enfrentamento desse problema.

    Por fim, a juíza Andréa Pachá acrescentou que a mulher precisa aprender a linguagem do poder para afirmar a igualdade. Isso resulta, segundo a magistrada, na ocupação de espaço político.

    A advogada Leila Linhares, coordenadora da Cepia Cidadania, disse que é necessário defender o Pacto Federativo, que permite a formação de redes em defesa das vítimas da violência, como as casas de apoio e serviços de orientação. Ela disse que um período de 10 anos é pouco na mudança da cultura da violência.

    O Fórum foi encerrado pelo diretor da Emerj, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, que assinalou o trabalho empreendido pelas participantes da mesa de debates em defesa da mulher.

    PC/FB

    Foto: Rosane Naylor/Emerj

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-forum-da-emerj-ex-ministra-alerta-para-possivel-retrocesso-na-lei-maria-da-penha/369416960

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)