Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJRJ exibe sábado (7) premiada peça teatral sobre vida de mulheres ligadas a presos

    O espetáculo teatral “Jumbo – Eu Visito a Tua Ausência”, uma premiada experiência cênica que coloca o espectador no lugar de um detento que recebe visitas, reestreia neste sábado, dia 7, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A peça, da Companhia de Teatro Baú da Baronesa, foi uma das ganhadoras do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014 e já circulou por várias cidades do Sudeste.

    No espetáculo, que será encenado no Antigo Palácio da Justiça, na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), no Centro do Rio, junto à Praça XV, sete atrizes dão vida a mulheres ligadas a presos – duas mães, uma irmã, duas esposas e uma namorada. A sala funciona na área do Palácio da Justiça que abrigava a carceragem do antigo Tribunal do Júri. Ali, de 1927 até os anos 1990, os detidos, que seriam julgados dois andares acima, ficavam à espera de enfrentar suas acusações.

    “Sempre sonhamos encenar o ´Jumbo´ em uma carceragem desativada ou um local que guardasse algum capítulo da memória do sistema prisional brasileiro. Este guarda muitos”, diz a jornalista Cilene Guedes, atriz e autora da peça. A direção é de Joana Lebreiro.

    A temporada, com entrada franca, é apresentada pelo projeto Cultura é Justiça e se soma a série de iniciativas que têm ampliado o diálogo do Poder Judiciário com a sociedade civil por meio da arte. A peça fica em cartaz durante o mês de maio, sempre aos sábados, às 18h30.

    Jumbo estreou em maio de 2013, na Companhia dos Atores, com reconhecimento de público e crítica. Fez quatro temporadas de sucesso no Rio e Niterói. Em 2015, em turnê, passou pelo Teatro Trianon, em Campos, encerrou o Festival Nacional de Teatro, em Juiz de Fora, foi levado CCBB de BH e voltou a Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

    SERVIÇO

    Jumbo – Eu visito a tua ausência – dias 7, 14, 21 e 28 de maio - 18h30

    Entrada franca, com distribuição de senhas meia hora antes (capacidade: 54 lugares)

    Local: Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29 - térreo, Centro, Rio de Janeiro

    Tel.: 55 21 3133-4408 e 3133-2634

    dgcom@tjrj.jus.br

    Direção: Joana Lebreiro

    Dramaturgia: Cilene Guedes

    Elenco: Cilene Guedes, Cristiane Maquiné, Fernanda Bastos, Fernanda Huffel, Letícia Milena, Nina Pamplona, Rafaela Azevedo

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrj-exibe-sabado-7-premiada-peca-teatral-sobre-vida-de-mulheres-ligadas-a-presos/333187434

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)