Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mulheres são maioria no concurso para juiz do TJ do Rio

    O concurso para juízes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro terá mais candidatas mulheres do que homens. Do total de 7.971 inscritos, 4060 são do sexo feminino. O XLVII Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro começa a sua primeira fase no dia 21 deste mês, um domingo, com a realização de uma prova objetiva.

    Pela primeira vez, o concurso também terá uma cota reservada aos candidatos da cor negra. A inovação da cota no concurso foi aprovada em agosto do ano passado pelos desembargadores do Órgão Especial. Com a medida, 448 candidatos se declararam negros e vão concorrer às três vagas destinadas à cota.

    “Essa é uma ação afirmativa que procura um início de resgate de décadas, ou até mais, de um período de exclusão”, disse o presidente do TJRJ e presidente da Comissão de Concurso, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

    O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro divulgou na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do dia 3 deste mês a relação dos candidatos e dos locais destinados à realização do exame.

    Divididos em grupos, os candidatos vão fazer a prova nas universidades Estácio de Sá (campus Cidade Nova, Centro e Rio Comprido), Veiga de Almeida (campus Centro) e Unigranrio (campus Lapa). Os portões serão abertos a partir das 7h30 e não será permitido o ingresso após o início da prova, marcado para às 9h. Todos deverão levar documento de identidade, em perfeitas condições, e caneta na cor azul ou preta.

    O exame terá a duração de cinco horas e será obrigatória a permanência do candidato no local, no mínimo, por uma hora a contar do início da prova. A autorização para deixar a sala, com o rascunho do gabarito, somente ocorrerá duas horas antes do fim do exame.

    Segundo o edital, é proibida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre este e pessoas estranhas, oral ou virtualmente ou por escrito. Também é proibido o uso de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações; telefone celular, agenda eletrônica, computador, palmtop, tablets ou similares, pendrive, scanner, receptor, gravador, máquina fotográfica, pager ou qualquer outro meio eletrônico de comunicação.

    O gabarito será publicado, no máximo, três dias após a realização da prova no Diário da Justiça Eletrônico e disponibilizado, ainda, nos sites www.tjrj.jus.br ou www.vunesp.com.br .

    O candidato será ainda submetido às provas discursiva, de sentenças, orais, de títulos, e também passará por exames físico e psicológico. No edital divulgado no ano passado foram oferecidas 16 vagas, mas este número deverá ser maior até o final do certame. A remuneração do cargo de juiz substituto é de R$ 26.125,17 (vinte e seis mil, cento e vinte e cinco reais e dezessete centavos), conforme o edital.

    PC / SF

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulheres-sao-maioria-no-concurso-para-juiz-do-tj-do-rio/304398054

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)