Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mutirão de conciliação mobiliza consumidores e empresas no Rio

    A Semana Nacional de Conciliação foi encerrada nesta sexta-feira, dia 27, com 1.211 atendimentos realizados no mutirão de solução alternativa de conflitos entre consumidores e empresas, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Durante cinco dias, uma tenda de 400m² e um ônibus da Justiça instalados em frente ao Fórum Central do TJRJ, no Centro do Rio, receberam consumidores das 11h às 17h com o objetivo de celebrar acordos extrajudiciais com as 30 empresas participantes do projeto e evitar a judicialização de novas ações.

    Segundo o coordenador do Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais (CPCJEC), juiz Flávio Citro, cerca de 71% de acordos foram celebrados até esta sexta, sendo que o maior índice foi alcançado pela Claro/Embratel.

    Já no mutirão de conciliação judicial, promovido dentro do Fórum, no Centro Permanente de Conciliação, foram realizadas 2.058 audiências ao longo da semana, com 78% de acordos. Participaram do mutirão as empresas Telemar, instituições bancárias, Claro/Embratel, Unimed, Ponto Frio, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Americanas, Light, Estácio, Vivo, Nextel, TIM, CEG e SKY.

    Uma média de 400 processos foi analisada por dia. Nessa modalidade, os juízes intensificam a realização de audiências para resolver o maior número possível de processos já existentes, com o objetivo de reduzir o volume de ações em tramitação nos juizados.

    Segundo dados fornecidos pela Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR), em todo o estado do Rio foram realizadas 27.565 audiências nos mutirões de conciliação judicial, que resultaram em 6.521 acordos. A Semana Nacional de Conciliação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    JL/AB

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-de-conciliacao-mobiliza-consumidores-e-empresas-no-rio/261492325

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)