Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Participantes dos projetos de inclusão social do TJRJ visitam Petrópolis

    Participantes dos programas de inclusão social Começar de Novo, Justiça pelos Jovens, Pais Trabalhando e Jovens Mensageiros, promovidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), participaram, no dia 6 de outubro, de visita cultural ao município de Petrópolis, onde conheceram o Museu Imperial, a Catedral de Petrópolis, o Relógio das Flores, a Casa de Santos Dumont e o Palácio Quitandinha.

    A visita faz parte do Circuito Cultural, realizado pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), responsável pelos programas de inclusão social do TJRJ. Neste ano, o Deape promoveu visitas à Fortaleza de São João, na Urca, e à Estação de Tratamento de Águas de Guandu, ambas no município do Rio de Janeiro.

    “O Circuito Cultural é promovido como atividade complementar aos projetos de inclusão social, proporcionando aos participantes dos programas o conhecimento sobre a história e a cultura da realidade em que se encontram inseridos, além da apropriação de conhecimentos gerais que os capacitam para a construção da cidadania e melhores oportunidades no mundo do trabalho”, explicou Roberta Ferreira, psicóloga da Divisão de Inclusão Social do Deape.

    Durante a visita a Petrópolis, os participantes receberam livreto com informações turísticas dos locais visitados, conhecendo um pouco sobre a história do município e a sua importância para a política, a economia e a vida social do Rio de Janeiro. No Museu Imperial, a visita foi guiada por funcionários da instituição, que contaram aos participantes sobre a história da Família Real no Brasil e sobre hábitos e costumes de época. Na Catedral de Petrópolis, os participantes conheceram a arquitetura peculiar da igreja de estilo neogótico francês, que abriga os restos mortais da Família Imperial.

    Na Casa de Santos Dumont, também conhecida como Encantada, conheceram a fascinação de Alberto Santos Dumont pela tecnologia e o design. No Centro Cultural Santos Dumont, localizado na parte dos fundos casa, assistiram o vídeo sobre a história pessoal e a paixão do inventor do avião pela mecânica e a aerodinâmica.

    No Palácio Quitandinha, a visita acompanhada por guias do SESC Quitandinha levou os participantes para um passeio pela década de 50. Conheceram a grandiosidade da construção e o empreendedorismo de seu primeiro proprietário. Visitaram os salões, o teatro e o estilo de vida hollywoodiano das famílias cariocas que veraneavam na Cidade Imperial. O grupo impressionou-se com a acústica do salão que abrigava o Cassino Quitandinha, realizando brincadeiras de propagação do som.

    JM/MB

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/participantes-dos-projetos-de-inclusao-social-do-tjrj-visitam-petropolis/241535949

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)