Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Projeto Apadrinhar do TJRJ dá oportunidade a crianças e adolescentes de convívio...

Crianças e adolescentes abrigados terão mais uma chance de ter convívio familiar. A 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Madureira desenvolveu o projeto Apadrinhar com o objetivo de dar visibilidade aos menores disponíveis à adoção e proporcionar àqueles que, por uma infelicidade da vida, se viram órfãos de afeto. O padrinho ou madrinha vem preencher esta lacuna, uma vez que acompanharão de perto o desenvolvimento de seus afilhados.

Segundo a juíza titular da 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Madureira, Monica Labuto Fragoso Machado, o projeto além de proporcionará às crianças e adolescentes a construção de vínculos familiares, dará apoio material, com possibilidades de amparo educacional e profissional e estímulo à cidadania.

Os padrinhos e madrinhas, inicialmente, só poderão visitar seus afilhados (as) nos abrigos. Depois, com autorização judicial, o contato será ainda mais próximo, com a possibilidade de viagem, acompanhar tratamento médico e, também, o rendimento escolar.

São várias as formas de se engajar no projeto: o apadrinhamento afetivo, que consiste basicamente em dar carinho, podendo, por exemplo, ficar com o afilhado em um período de férias escolares; o material, onde se assume algumas obrigações financeiras, custeando, por exemplo, a educação; o familiar, que envolve todo o núcleo familiar do padrinho/madrinha; o prestador de serviços, o qual será prestado serviços gratuitos, em conformidade com sua área de formação profissional.

Para participar do Apadrinhar, o candidato a padrinho/madrinha deverá enviar email para o endereço eletrônico apadrinhar@globomail.com ou comparecer pessoalmente a 1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Madureira, localizada na Avenida Ernani Cardoso, 152, 1º andar, Cascadura, RJ, das 13 às 18 horas e contactar o setor de psicologia e serviço social para agendar uma entrevista. Os interessados devem levar cópias autenticadas do RG, CPF e certidão de nascimento.

  • Publicações12259
  • Seguidores1234
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29381
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-apadrinhar-do-tjrj-da-oportunidade-a-criancas-e-adolescentes-de-convivio/2306127

Informações relacionadas

Apadrinhamento afetivo pode ser feito pela internet

Fabiana Telles David Depiné, Bacharel em Direito
Modeloshá 5 anos

Modelo de Inicial de Adoção (criança ou adolescente já destituído ou órfão).

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 6 anos

Nova Lei 13.509/2017 dispõe sobre o programa de apadrinhamento

Miriam de Carli, Advogado
Artigoshá 5 anos

Programa de Apadrinhamento

Advocacia Digital, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Pedido de Adoção

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostaria de divulgar juntos ao meus amigos do Rio de Janeiro este projeto!! O sorriso irá brotar não somente das crianças carentes, mas, sobretudo dos vossos, que irão se surpreender com esta oportunidade... Deus os abençõe!!!!! continuar lendo

Partindo do princípio de que o segredo da felicidade consiste em fazer as outras pessoas felizes, creio que o Projeto Apadrinhar seja um excelente propulsor de amor e felicidade. Iniciativas dessa natureza que devem ser apoiadas e estimuladas. continuar lendo

Quero muito participar!! continuar lendo

Legal, fiquei interessada. continuar lendo