Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    'Menor Idade Penal': desembargador Paulo Rangel lança livro no TJ

    O debate sobre a maioridade penal ganhou forma de livro de autoria do desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e vai ganhar também um importante ponto de vista. No dia 3 de agosto, o magistrado lança, no TJRJ, a sua obra “A Redução da Menor Idade Penal: Avanço ou Retrocesso Social?”, na qual trabalhou por dois anos, pesquisando e escrevendo. Em meio às discussões que se travam sobre o tema, o desembargador considera que o momento é uma feliz coincidência, e não esconde que a pergunta do título do livro tem resposta.

    “É um grande e inequívoco retrocesso. Nós vamos andar para trás se diminuirmos a idade penal”, explica o desembargador. O autor se baseia nos estudos que pautaram o livro, que incluem exemplos de países desenvolvidos, para defender que mudança na legislação não pode reverter um quadro de desigualdade e exclusão. “A solução é a educação, no seu sentido mais amplo. Lei nenhuma e em país nenhum recupera as pessoas que são excluídas socialmente”, diz Paulo Rangel.

    No livro, o desembargador traça um estudo histórico e sociológico da questão principal, buscando entender os porquês da violência cometida pelos jovens, e não apenas as consequências. De acordo com Rangel, a sociedade parece ter elegido os adolescentes infratores como inimigos, em uma atitude típica e cultural do país, e é necessário que a emoção dê lugar à razão no debate, para que os problemas sejam enfrentados de maneira correta.

    O livro trata também da questão racial no Brasil e levanta outra importante discussão, sobre diferenças e justiça. “A cor do sistema penal brasileiro é negra. É um sistema trilhado para prender pretos, pobres e prostitutas”, diz, enfático, o desembargador.

    O lançamento do livro “A Redução da Menor Idade Penal: Avanço ou Retrocesso Social?” acontece no dia 3 de agosto, segunda-feira, às 17h, no salão nobre do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações208
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menor-idade-penal-desembargador-paulo-rangel-lanca-livro-no-tj/212519818

    Informações relacionadas

    Menor de idade que mata os pais não tem direito a herança, diz STJ

    Ricardo Alves de Lima, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Curso de Direito Penal Brasileiro. Luiz Regis Prado. 18ª ed. 2020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)