Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juízes do TJSE conhecem sistema de videoconferência do TJRJ

    Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) visitaram nesta quarta-feira, dia 22, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para conhecer o Sistema Integrado de Videoconferência do Judiciário Fluminense, referência na realização de audiências de réus que não podem sair dos presídios. A comitiva, liderada pelo presidente do TJSE, desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, foi recebida pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz.

    A juíza auxiliar da Presidência do TJSE, Dauquíria Ferreira, fez uma análise positiva das visitas. “Quando procuramos saber quais os estados que trabalhavam com a videoconferência para audiências criminais, identificamos que o TJRJ era pioneiro neste quesito”, disse, contando que o TJ do Sergipe pretende implantar o sistema em 90 dias. “Chegamos aqui e nos surpreendemos com a estrutura e com a receptividade. Estamos muito satisfeitos com o que aprendemos e com certeza levaremos essa experiência para o estado de Sergipe.”

    A magistrada elogiou também as iniciativas do TJRJ em relação à segurança dos magistrados. “Com isso não há tanta exposição da vida do juiz que lida com processos que envolvam criminosos de alta periculosidade. Essa experiência também foi muito positiva”.

    No segundo dia de visita, quinta-feira, 23, o grupo foi até a Penitenciária de Gericinó, em Bangu, para conhecer as instalações do presídio e as salas do Centro Integrado de Videoconferência, onde assistiram a uma audiência e puderam acompanhar o sistema pelo lado do preso.

    Além da juíza Dauquíria Ferreira, participaram da visita a juíza Lidiane Andrade, o secretário de Justiça de Sergipe, Antônio Hora Filho, o chefe da Divisão Criminal /Diretoria de Modernização Judiciária, Thiago Morais, o diretor de Atendimento ao Usuário/Secretaria de Tecnologia da Informação, Langesson Silva, o coordenador do Projeto de Videoconferência do SE, João Anízio Torres Dantas e o vice-diretor do DESIPE SE, Hélio Matheus de Oliveira Santos. A equipe foi acompanhada da juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Simone Lopes da Costa, da juíza responsável pela Central de Assessoramento Criminal (CAC), Lúcia Regina Esteves Magalhães, da diretora da Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR), Alessandra Anátocles e da responsável pelo sistema de videoconferência na DGJUR, Maria Cristina Guimarães.

    O TJRJ é referência na utilização do Sistema Integrado de Videoconferência para a realização de interrogatórios, depoimentos e declarações de acusados e testemunhas, de forma segura, eficiente e confiável. Os principais benefícios do sistema são segurança, economia, celeridade e eficácia dos processos penais, já que permite a realização de inúmeros atos processuais sem a necessidade do deslocamento físico.

    CGJ

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações141
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizes-do-tjse-conhecem-sistema-de-videoconferencia-do-tjrj/212454902

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)