Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Camerata Dedilhada da UFRJ apresenta choro, lundu e maracatu

    Qual seria o resultado do encontro entre um bandolim, um cavaquinho, um violão, uma viola de 10 cordas, um violão de sete cordas e um requinto? Prepare-se para ser surpreendido com o que há de melhor em música popular de câmara. Passeando por ritmos como o Choro, o Lundu e o Maracatu, a Camerata Dedilhada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – vai se apresentar no dia 9/7, às 19h, como parte do Programa Música no Palácio, promovido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário, do Tribunal de Justiça.

    Criada em 2013, a Camerata Dedilhada reúne seis músicos com mais de 30 anos de experiência em outros conjuntos e que se reencontraram, sem nenhum planejamento, no Departamento de Cordas da UFRJ. Paulo Sá, Henrique Cazes, Marcello Gonçalves, Celso Ramalho, Bartholomeu Wiese e Marcus Ferrer apresentam uma formação inédita, com a utilização do requinto, instrumento comum em orquestras de violão.

    A Camerata Dedilhada vai apresentar obras de compositores que fizeram escola no repertório típico do Rio de Janeiro entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX, como homenagem aos 450 anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, além de músicas próprias. Constam do programa: Três Estrelinhas, de Anacleto de Medeiros; Batuque, de Henrique Alves de Mesquita, com arranjo de Radamés Gnattali; um arranjo de um Lundu de compositor anônimo do fim do século XIX e peças mais recentes bem brasileiras com estilo tipicamente regionais compostas por professores do Departamento de Cordas da UFRJ, entre elas Malemolente, de Bartolomeu Wiese e Afonso Machado; O Baque, de Celso Ramalho e Guilherme Milagres, Chorata Número Um, de Carlos Almada e Goiabeira, de Marcus Ferrer.

    Recomendado para todas as idades, com entrada gratuita, o concerto será na Sala Multiuso, no Antigo Palácio da Justiça, à rua D. Manuel, 29, Centro. Senhas serão distribuídas a partir das 18h30. Informações: 3133-3366 / 3133-3368.

    SERVIÇO:

    Concerto da Camerata Dedilhada da UFRJ

    Dia: 9 de junho, às 19h.

    Todas as faixas etárias.

    Entrada gratuita.

    Local: Antigo Palácio da Justiça, à Rua D. Manuel, 29, Centro.

    Senhas distribuídas a partir das 18h30.

    Informações: 3133-3366 / 3133-3368.

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camerata-dedilhada-da-ufrj-apresenta-choro-lundu-e-maracatu/205515346

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)