Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sábado tem os imperadores Justiniano e Teodora no 'Por Dentro do Palácio'

    Conhecer um prédio histórico é sempre uma experiência nova e surpreendente. Imagine visitar o Antigo Palácio da Justiça tendo como cicerones o Imperador Justiniano, O Grande, do Império Bizantino, e sua bela mulher, a Imperatriz Teodora. Essa forma simpática e acolhedora de receber os visitantes é a marca do programa “Por Dentro do Palácio”, desenvolvido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ -Rio), e que terá uma sessão aberta ao público no próximo sábado, 30/05, às 16h.

    Com a ajuda do teatro e a escolha de emblemáticos personagens ligados ao tema justiça, as visitas teatralizadas do “Por Dentro do Palácio” oferecem a oportunidade de conhecer espaços históricos do APJ de forma lúdica e informativa. Justiniano, representado pelo ator Andrêas Gatto, e Teodora, pela atriz Amanda Grimaldi Lerias, contam à sua maneira a história do Palácio e, ao mesmo tempo, os mitos que envolvem os imperadores.

    Durante a visita, os cicerones apresentam a arquitetura e as funções do Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, do Salão dos Passos Perdidos e da Biblioteca de Obras Raras. E mostram aos visitantes que o Antigo Palácio da Justiça foi inaugurado em 6 de novembro de 1926 para ser o palácio da Corte de Apelação do então Distrito Federal e abrigou por oito décadas diversos tribunais. Em 2008, foi transformado em espaço de memória e cultura da história do Judiciário brasileiro.

    Além das áreas históricas, os visitantes também tem a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Cultural, como a Sala de Acervo de Figurinos do "Teatro da Justiça" e a Sala Multiuso construída na área onde ficava o calabouço do Palácio da Justiça e projetada para receber peças de teatro, recitais de música, projeções de vídeos e outras atividades ligadas à cultura.

    A visita teatralizada é indicada para todas as idades, tem entrada gratuita e senhas distribuídas 15 minutos antes do início da visita na entrada do Antigo Palácio da Justiça, que fica à Rua D. Manuel, 29, no Centro. Nesses dois últimos meses o "Por Dentro do Palácio" tem recebido quase o dobro da capacidade habitual de visitantes, o que mostra o sucesso da atividade, que completa cinco anos de realização, concebido pela Diretora do CCPJ-Rio, Silvia Monte.

    Mais informações com CCPJ-Rio: 3133-3366 ou 3133-3368.

    MAF/FB

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sabado-tem-os-imperadores-justiniano-e-teodora-no-por-dentro-do-palacio/192564555

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)