Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJRJ e Prefeitura do Rio assinam convênio para conciliação de débitos fiscais dos contribuintes

    O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinaram nesta quinta-feira, dia 14, dois convênios de cooperação entre o Judiciário fluminense e a Prefeitura. O primeiro, Concilia Rio, prevê a conciliação de débitos fiscais dos contribuintes com o município. Já o segundo permite o pagamento parcelado de custas judiciais e da taxa judiciária em conjunto com os créditos municipais.

    O Concilia Rio objetiva implantar um programa de conciliação para resolver os conflitos, propiciando aos contribuintes e ao fisco municipal a solução dos processos de execução fiscal ajuizados pelo município perante o TJRJ.

    Para isso serão realizadas sessões de conciliação em conjunto com o Poder Judiciário, nas serventias do TJRJ de vários bairros do município, assim como, através da instalação de tendas e ônibus equipados especialmente para atendimento aos jurisdicionados. A conciliação também poderá ser realizada nos postos de atendimento da prefeitura.

    A assinatura do convênio atende ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça, para incentivar a conciliação como meta do Poder Judiciário. O convênio foi motivado, ainda, pela publicação no dia 28 de abril deste ano, no Diário Oficial, da Lei nº 5.854, autorizando a Prefeitura do Rio a instituir o Programa Concilia Rio.

    No segundo convênio assinado, foi firmado um termo aditivo ao convênio 003/044/2015, permitindo o parcelamento em até trinta e seis vezes da taxa judiciária e das custas judiciais, através do documento de arrecadação municipal, na ocasião do pagamento em conjunto com os créditos municipais. De acordo com o termo aditivo, o valor da taxa judiciária será apurado no momento da concessão do parcelamento e levará em conta o saldo atualizado do crédito tributário objeto da execução fiscal.

    JM/AB

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrj-e-prefeitura-do-rio-assinam-convenio-para-conciliacao-de-debitos-fiscais-dos-contribuintes/188573539

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)