Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Feriado da Independência: ações contra planos de saúde predominaram no Plantão Judiciário

    O Plantão Judiciário do TJ do Rio registrou 196 atendimentos durante o feriado da Independência. Deste total, 31 foram ações ajuizadas por pacientes ou familiares contra planos de saúde, perfazendo 15,8%. Entre eles está o caso de Jeferson Luiz de Paiva, pai do menino Pietro Meireles Jardecino. Na noite de domingo, dia 6, ele procurou o plantão visando obter tutela antecipada para garantir a internação da criança na Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo. O pedido foi deferido e a Unimed Rio e Unimed Bauru, rés no processo, foram obrigadas a autorizar a internação em hospital pediátrico da rede conveniada, sob pena diária de R$ 4 mil.

    As ações referentes a tráfico de drogas e condutas afins ficaram em segundo lugar, com 20 casos, seguidas pelos 17 pedidos de autorização para viagem de menores para o exterior. Roubo e furto, com 15 ocorrências cada, ficaram em quarto lugar e, em quinto, com 11 registros, os processos de homicídios e os pedidos de tratamento de saúde ou medicamentos na rede pública de saúde. Neste último assunto, se enquadram os familiares do idoso Cícero Rodrigues Ribeiro, que obtiveram na madrugada do sábado, dia 5, tutela antecipada para garantir a internação do paciente em hospital público, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão foi do juiz André Luiz Nicolitt.

    "Isto posto, defiro a tutela antecipada, determino que os réus procedam imediatamente a remoção em UTI móvel e a internação do autor Cícero Rodrigues Ribeiro para hospital da rede pública municipal e estadual, preferencialmente para o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião ou outro que possua UTI adaptada para seu quadro clínico, fornecendo todos os medicamentos e procedimentos necessários até o seu completo restabelecimento, não havendo vaga, que seja internado em hospital da rede privada, às custas dos réus", escreveu o juiz na decisão. A ação foi proposta contra o Estado e o Município do Rio.

    Também foram registrados no feriado pedidos de autorização para sepultamento, permissão para viagem nacional, lesão corporal, ameaça, além de crimes como receptação e estelionato, dentre outros. O Plantão Judiciário do Rio funcionou das 18 horas de sexta-feira, dia 4, quando encerrou o expediente forense, até as 11 horas de ontem, dia 8.

    • Publicações12259
    • Seguidores1239
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações514
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/feriado-da-independencia-acoes-contra-planos-de-saude-predominaram-no-plantao-judiciario/1860243

    Informações relacionadas

    Michelle Czarnecki Baeta, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Aposentadoria e benefícios para Portadores de Síndrome de Down

    Plantão Médico do TJBA garante rapidez nas decisões da área de saúde

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)