Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dossiê Mulher: mais de 12% das mulheres vítimas de homicídio doloso dentro de casa

    A luta contra a violência doméstica registra nesta quinta-feira, dia 30, mais um marco: os dez anos do Dossiê Mulher, relatório que analisa dados relacionados à violência de gênero. O lançamento da décima edição do documento pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), e pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres, foi realizado na sede da Secretaria de Assistência Social, no Centro do Rio, e contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência, Adriana Ramos de Mello, atuante na área de violência doméstica e ganhadora do Prêmio Innovare 2014 com o Projeto Violeta.

    Elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), a décima edição do Dossiê mostra que grande parte das agressões sofridas pelas mulheres ocorre no próprio ambiente familiar. De acordo com o trabalho, realizado desde 2005, dados demonstram que campanhas de esclarecimento e serviços especializados são de extrema importância para que mulheres registrem as ocorrências de que são vítimas.

    Para o Instituto de Segurança Pública, os dados e análises realizados pelo relatório ao longo de uma década colaboram para a implantação e o aprimoramento de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, assim como embasa a realização de ações estratégicas. O relatório deste ano foi feito com base em registros da Polícia Civil no ano de 2014 e em dados de anos anteriores para análises comparativas, e conta ainda com informações fornecidas pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres.

    Conheça alguns dados apresentados pelo Dossiê Mulher 2015:

    - 3% foi o percentual de redução do número de vítimas de estupro em relação a 2014

    - 45,5% das vítimas de estupro têm entre 0 e 13 anos de idade

    - Em 33,1% dos casos de estupro, as relações eram de parentesco

    - 12,4% das mulheres vítimas de homicídio doloso morreram em situação de violência doméstica/familiar

    - 3,7% foi o índice de aumento do número de registros de ameaças contra mulheres em relação ao ano anterior

    - 48,6% das mulheres foi ameaçada pelo companheiro ou ex-companheiro

    - 60,5% das mulheres vítimas de lesão corporal dolosa sofreram a agressão por familiar

    Fonte: Instituto de Segurança Pública (ISP)

    SF/ SAF

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dossie-mulher-mais-de-12-das-mulheres-vitimas-de-homicidio-doloso-dentro-de-casa/184746271

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)