Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Judiciário nacional prestigia lançamento de livro do presidente STJ

    O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, lançou na última segunda-feira, dia 24, no Foyer do TJ do Rio, o livro "Cartas a um Jovem Juiz - Cada processo hospeda uma vida". O evento contou com a presença de diversas autoridades do Judiciário nacional e estadual. Ao escolher o TJ fluminense para o lançamento da obra, o ministro disse que o Rio é a caixa de ressonância do país.

    "O Poder Judiciário do Rio é muito bem preparado, tem muitos bons magistrados. O Poder Judiciário brasileiro é um dos melhores do mundo e a grande caixa de ressonância do Brasil é o Rio de Janeiro", afirmou o presidente do STJ.

    Em linguagem simples, recheada de otimismo e confiança, o ministro Cesar Asfor narra no livro a sua vivência como magistrado, fazendo uma reflexão sobre as instituições judiciais e democráticas. O autor dá ênfase aos percalços e promessas da carreira da magistratura, desde o ingresso nos seus quadros, assinalando o quanto ela exige dos que a seguem. Segundo o ministro, o juiz dos dias de hoje tem maior sintonia com a realidade.

    "Hoje, o juiz tem uma visão um pouco diferente do que tinham os juízes de muitos anos atrás. Têm uma sintonia maior com a realidade, têm a percepção de que, como diz o livro, cada processo hospeda uma vida", afirmou.

    O presidente do STJ disse que o juiz deve considerar em suas decisões os anseios e expectativas dos jurisdicionados, sentimentos que todo magistrado também tem."Nós julgamos os processos que envolvem vidas, fortunas, honra e tudo isso gera expectativa com relação ao Judiciário. O juiz também julga com sentimentos de angústias, expectativas, esperanças e anseios. O livro procura despertar em cada juiz, no jovem juiz, que ele deve julgar com esses sentimentos e não de uma forma fria, como se pregava antigamente. Hoje já não é mais assim, até mesmo para que ele possa oferecer uma justiça que seja mais consonante com a realidade da vida", esclareceu o ministro.

    Com uma tiragem de 3 mil exemplares e 151 páginas, o livro relaciona normas jurídicas aos fatos da vida humana e social. Na obra, o autor analisa experiência com base na sua biografia, na qual constam inúmeros cargos administrativos. O livro traz o selo da editora Campus-Elsevier.

    Entre as personalidades que compareceram ao lançamento estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter; os ministros do STJ e ex-desembargadores do TJ do Rio, Luiz Fux e Luis Felipe Salomão; o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires, dentre outros.

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/judiciario-nacional-prestigia-lancamento-de-livro-do-presidente-stj/1839062

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)