Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

TJ do Rio mantém proibição a comércio de produtos com amianto

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, reunido nesta segunda-feira, dia 6, decidiu manter proibida a comercialização de produtos fabricados com amianto, considerando constitucional a lei estadual nº 9.055/95. Com a decisão, as empresas continuam impedidas de comercializar qualquer produto fabricado com a fibra mineral, comprovadamente cancerígena.

A decisão dos desembargadores foi tomada a partir de duas ações de arguição de inconstitucionalidade da lei estadual que tinham como interessadas três empresas de material de construção. As companhias alegam que a lei federal nº 3579/2001 permite a comercialização de materiais fabricados com o amianto branco (crisotila).

A relatora do processo, desembargadora Gizelda Leitão Teixeira, votou pela rejeição à arguição de inconstitucionalidade dos artigos 1º, 2º e 6º da lei estadual e considerou inconstitucional o disposto no artigo 2º da lei federal. O voto foi acompanhado por todos desembargadores.

Processos nº 0350430-60.2009.8.19.0001 e nº 0192494-06.2008.8.19.0001

JM/AB

  • Publicações12259
  • Seguidores1233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações432
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-do-rio-mantem-proibicao-a-comercio-de-produtos-com-amianto/179120339

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esta decisão reacende o debate sobre a proibição do amianto, no Brasil, que está aguardando há anos julgamento no STF e, principalmente, coloca na ordem do dia a discussão sobre a inconstitucionalidade da nefasta lei federal 9055 de 1995, que ainda permite o uso do amianto branco ou crisotila, banido em mais de 50 países do planeta; entre eles, os mais desenvolvidos socio-econômica e ambientalmente.
Nossa expectativa é de vermos finalmente ser cumprida a lei de 2001 do deputado estadual do Rio de Janeiro, Carlos Minc, um dos precursores deste debate no Brasil, acabando de vez com o folclore nacional de que "há leis que pegam e leis que não pegam".
A se multiplicarem importantes decisões judiciais como esta, emanada do Colendo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e do trabalho diligente dos advogados das associações de vítimas do amianto, estas leis vingarão na certa e mais breve do que o esperado.

Fernanda Giannasi - fundadora da ABREA-Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto
Coordenadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina continuar lendo