Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrados e servidores fazem caminhada na orla contra a violência de gênero

    A orla das praias do Leme e Copacabana ganhou um tom lilás na manhã deste domingo, dia 29. Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) fizeram uma caminhada pelo calçadão para conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. A organização foi da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).

    Conforme caminhavam pela orla, os participantes entregavam balões coloridos, folderes e encartes com dados e informações sobre a violência de gênero a quem circulava. Para a juíza auxiliar da Presidência, Adriana Ramos de Mello, o mês de março foi bastante exitoso para TJRJ e a caminhada foi mais uma forma de mostrar o engajamento do Judiciário à sociedade. Para a magistrada, com a sanção da Lei do Feminicídio, será possível extrair dados, mapear melhor os crimes e colaborar na discussão de políticas públicas. Mas, segundo ela, é preciso avançar.

    “A Lei do Femincídio precisa ser mais divulgada, pois foi sancionada bem recentemente. Precisa ser esclarecida à sociedade. A gente classifica como um grande avanço, mas é preciso mais. É necessário estender o debate nas escolas e universidades, fazer com que a violência contra a mulher seja um tema incluído no currículo escolar”, afirmou.

    O presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, disse o mês de março de 2015 ficará marcado na história do Judiciário fluminense.

    “Eu nunca tinha visto uma campanha tão intensa e tão exitosa quanto a deste ano. Realmente o trabalho foi muito produtivo. Essa caminhada é mais um exemplo”, comemorou.

    Servidores de outras comarcas participaram da caminhada. Foi o caso de Eliana Glória, do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar de São João de Meriti.

    “Quando as pessoas pegam nosso panfleto ou cartaz, isso ajuda na reflexão. A gente tem que mostrar à população que muitas de nós, mulheres, estão sofrendo com a violência. A gente está perdendo vidas por causa da violência. Isso causa medo, desentendimentos. Nós precisamos fazer a nossa parte”, disse.

    O evento marcou o fim de um mês em que Poder Judiciário fluminense se dedicou à causa, principalmente com a realização da Semana da Justiça pela Paz em Casa, ocorrida entre os dias 9 e 13. Neste período, foram realizadas 1.283 audiências, sendo 28 da competência dos tribunais do júri. 359 sentenças foram dadas, sendo 17 da competência do júri.

    FB

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrados-e-servidores-fazem-caminhada-na-orla-contra-a-violencia-de-genero/177606149

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)