Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

TJRJ promove campanha de conscientização no Dia Mundial do Autismo

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) iluminará o prédio do Antigo Palácio da Justiça de azul no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) na data de 2 de abril, e durante a semana seguinte.

O objetivo da iniciativa é a informação e conscientização da sociedade sobre o autismo. De acordo com o Grupo de Pais de Crianças Portadoras de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento do Espectro Autístico – TEA,CID F 40 – denominado Mundo Azul, o autismo é uma desordem neurobiológica que compromete o desenvolvimento do indivíduo, afetando cada criança de forma única.

Os indivíduos diagnosticados com algum grau dentro do espectro autístico apresentam a seguinte tríade de sintomas: dificuldade na comunicação verbal e não-verbal, falha na interação social recíproca e comprometimento da imaginação com repertório restrito de interesses e atividades.

O Grupo de Pais Mundo Azul destaca ainda que, apesar de não haver um tratamento curativo para o autismo, sabe-se, hoje, que ele é tratável. Desta forma, o quanto antes forem iniciadas algumas técnicas comportamentais e educacionais, maiores serão as chances de recuperação, proporcionando ao indivíduo portador da síndrome a possibilidade de chegar a uma vida adulta independente e autônoma. Por isso, é fundamental o diagnóstico precoce.

M.B./S.F.

  • Publicações12259
  • Seguidores1234
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrj-promove-campanha-de-conscientizacao-no-dia-mundial-do-autismo/177102070

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)