Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça do Rio recomenda fim da revista íntima em parentes de menores infratores

O desembargador Siro Darlan de Oliveira, coordenador das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, recomendou aos dirigentes das entidades de atendimento que desenvolvam programas de internação de menores infratores que, durante a visita aos internos, impeça a revista íntima vexatória e que adotem a revista pessoal somente mediante a utilização de equipamentos eletrônicos, ou ainda manualmente, observando a honra e a dignidade, sem que haja desnudamento total e parcial dos visitantes.

Na recomendação nº 3/2015, publicada nesta terça-feira, 10 de março, o desembargador ressalta que “a medida socioeducativa aplicada ao adolescente infrator é personalíssima, somente atingindo o mesmo e não os seus familiares”.

No embasamento de sua recomendação, o magistrado também destaca o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos do Homem e o artigo 7º do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, que determinam que ninguém será sujeito a tortura ou a pena ou tratamento cruel, desumano ou degradante.

Cita ainda nas suas considerações o relatório de 2012 sobre o Brasil, do Subcomitê de Prevenção à Tortura da ONU, que recomenda que “o Estado assegure que as revistas íntimas cumpram com os critérios de necessidade, razoabilidade e proporcionalidade, devendo ser realizadas sob condições sanitárias adequadas, por pessoal qualificado e do mesmo sexo, e de uma maneira compatível com a dignidade humana e respeito pelos direitos fundamentais.

O desembargador assinala também a aprovação, na terça-feira, pela Assembleia Legislativa do projeto de lei que proíbe a revista íntima nos presídios do Rio de Janeiro. De autoria dos deputados Marcelo Freixo (PSOL), Jorge Picciani (PMDB) e André Ceciliano (PT), a proposta substitui a revista manual pelo uso de equipamentos eletrônicos, como scanner corporal, detector de metais e aparelhos de raio-x.

JM/AB

  • Publicações12259
  • Seguidores1233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-rio-recomenda-fim-da-revista-intima-em-parentes-de-menores-infratores/173050035

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)