Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente Leila Mariano instala 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital

    O Poder Judiciário do Rio de Janeiro conta com mais uma vara a partir desta quarta-feira, dia 28. Foi instalada a 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, localizada na Praça Onze, 403, 3º andar, no Centro. A instalação contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Leila Mariano.

    No evento, a presidente do TJRJ lembrou que já atuou como juíza no segmento da infância e da juventude e que atualmente há outras serventias desta competência em locais como Santa Cruz, Madureira e Campo Grande. A desembargadora acredita que há uma demanda reprimida de ações que envolvam o idoso e que, no futuro, o Judiciário poderá criar uma vara voltada especificamente às pessoas da terceira idade. “Hoje, na contemporaneidade, o juiz atua não só no processo, mas também nos aspectos sociais”, disse.

    Para o juiz Pedro Henrique Alves, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e que irá atuar, no momento, também na 2ª Vara, a equipe técnica, o cartório e os juízes auxiliares são fundamentais para o bom andamento da serventia. Ele citou que foram realizados recentemente mutirões de adoção e que outras ações neste sentido deverão ser organizadas também em relação a ações civis públicas. “Estamos tentando melhorar. Se não tiver uma equipe integrada, a vara não anda. Aqui, 95% é relacionado social e tudo é de urgência. Trabalhamos de forma consensual e engajada”, disse o juiz, que agradeceu a presidente Leila Mariano pela instalação da unidade e elogiou toda a equipe da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

    Criada pela lei 5.771, de 29 de julho de 2010, a unidade foi instalada graças à reorganização interna no prédio e aproveitamento de espaços subutilizados ou vagos. Os remanejamentos foram executados em quatro fases de obra, sem prejuízo do funcionamento da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, que, em dezembro de 2014, tinha um acervo de 12.268 processos.

    S.F./F.B.

    • Publicações12259
    • Seguidores1234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-leila-mariano-instala-2a-vara-da-infancia-da-juventude-e-do-idoso-da-capital/163341666

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)