Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inaugurada sala de audiências da Auditoria Militar com sistema de videoconferência

    A presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargadora Leila Mariano, inaugurou nesta sexta, dia 17, a sala de audiências da Auditoria Militar, equipada com sistema de videoconferência. O sistema vai funcionar integrado ao Batalhão Especial Prisional (BEP) e ao Complexo Penitenciário de Bangu, onde presos poderão prestar depoimento à distância. As atividades começam na próxima terça, dia 21.

    A Auditoria foi transferida essa semana de um prédio na Gamboa, na Zona Portuária do Rio, para o 13º andar do Fórum Central. No novo local, funcionários e magistrados ganharam mais conforto, comodidade, infraestrutura e, principalmente, segurança.

    Com sistema de áudio e vídeo em alta resolução, o sistema de videoconferência foi elogiado pela presidente, que conversou, através dos monitores, com o comandante do Batalhão Especial Prisional, Ari Jorge Alves dos Santos, e funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que estavam em seus locais de trabalho. A videoconferência traz celeridade para o Judiciário e segurança para policiais, agentes do Desipe e a população. A polícia e a Seap vão gastar menos com o transporte dos réus. A sociedade se beneficia, pois são presos de alta periculosidade que não vão mais circular pelas ruas. E o preso tem seu amplo direito à defesa e ao contraditório mantidos, disse a desembargadora.

    A presidente do TJRJ atribuiu a eficácia da implantação do sistema de videoconferência na Auditoria Militar à parceria entre os poderes. Além da sala de audiências da Auditoria Militar, outras cinco com o mesmo sistema serão inauguradas nos próximos dias. As 42ª e 43ª Varas Criminais também serão aparelhadas.

    A juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria Militar, destacou que policiais presos, ex-policiais e traficantes arrolados como testemunhas serão ouvidos no sistema de videoconferência. O fim do deslocamento de presos e dos atrasos da chegada deles às audiências por causa do trânsito, além de favorecer a questão da segurança, só trará melhorias para a auditoria. Os funcionários ficaram motivados com as novas instalações, disse a magistrada.

    O comandante do BEP, Ari Jorge Alves dos Santos, conversou com a presidente do TJ por videoconferência e elogiou a iniciativa do Judiciário. Isso é um março na história do Judiciário e creio que terá uma repercussão muito positiva na Polícia Militar e na sociedade, declarou o policial.

    O coordenador de Segurança da Seap, Jorge Perrote, também conversou com a desembargadora Leila Mariano através do monitor de TV e ressaltou as vantagens do sistema. Os casos de tentativa de resgate de presos feito por criminosos contra agentes do Desipe vão desaparecer com essa iniciativa.

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inaugurada-sala-de-audiencias-da-auditoria-militar-com-sistema-de-videoconferencia/112339684

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)