Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ do Rio cria Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos

    O estado do Rio de Janeiro passará a contar com o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos. A decisão, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, visa aparelhar o Poder Judiciário para lidar com as demandas oriundas de acontecimentos esportivos, artísticos e culturais, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, o Rock in Rio, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, entre outros.

    O posto do Juizado será instalado pelo Tribunal de Justiça nos locais em que houver competições ou apresentações. A unidade vai processar, julgar e executar os feitos criminais e cíveis previstos no Estatuto do Torcedor, além dos crimes de menor potencial ofensivo relativos à Lei nº 9.099/95, ocorridos nos eventos.

    De acordo com o presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Culturais e Grandes Eventos (CEJESP), desembargador Antonio Jayme Boente, a segurança e a informação são direitos básicos do torcedor e do espectador. E a eles deve ser garantido amplo acesso ao Judiciário. Temos por relevante a aplicação do princípio da proteção integral, consubstanciado na necessidade de combater a violência urbana e os abusos aos direitos consumeristas, em especial nos espaços destinados às práticas desportivas e a eventos culturais e artísticos que despertem comoção e onde haja grande concentração ou aglomeração de pessoas, ressaltou.

    Juizados dos Aeroportos

    No período de realização dos grandes eventos, o Tribunal de Justiça também vai reforçar sua atuação no plantão dos aeroportos, com a designação de novos juízes para auxiliar nos juizados. Nessas ocasiões especiais, além de resolver as divergências entre empresas aéreas e passageiros, os magistrados vão atuar nas questões relativas à Infância, à Juventude e ao Idoso.

    • Publicações12259
    • Seguidores1233
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5729
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-do-rio-cria-juizado-especial-do-torcedor-e-dos-grandes-eventos/100555511

    Informações relacionadas

    Juizado do Torcedor garante direitos relacionados a eventos esportivos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 7 meses

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-95.2021.8.19.0205 202300131972

    Modelo de petição de recurso de Embargos de Declaração no JEC

    Correio Forense
    Notíciashá 7 anos

    STJ: O aviso prévio não integra a base de cálculo da pensão alimentícia

    Maria do Carmo Silveira Marins, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Embargo de Declaração com Efeitos Infringentes

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)